Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes/ Secom Palmas

Foto: Edu Fortes/ Secom Palmas

A obra de requalificação da Avenida LO-09, em Palmas, foi autorizada. Nesta sexta-feira, 18, a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan assinou em seu gabinete ordem de serviço autorizando início da obra. Será realizado investimento de R$ 10.263.957,40, via convênio com a Caixa. O projeto beneficiará a antiga pista do aeroporto com infraestrutura urbana repaginada. Um projeto inédito será ali executado. A vencedora da licitação é a empresa EHL - Eletro Hidro Ltda.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) serão realizadas intervenções que trarão melhorias em segurança, qualidade de vida e acessibilidade desde a rotatória com a Av. NS-01 até o cruzamento com a Av. NS-15. Por todo esse segmento, a LO-09 vai ganhar canteiro central e com iluminação pública feita por luminárias de diodo emissor de luz (LED), calçadas com acessibilidade e ciclovia.

No segmento onde há comércio instalado, serão feitas terraplanagem e pavimentação asfáltica dos bolsões de estacionamento, beneficiando as Quadras Arso 31 e 41 (303 e 403 Sul). Haverá ainda sinalização viária, paisagismo com arborização planejada e outras melhorias.

O prazo de execução é de até 12 meses, segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Trabulsi, a empresa contratada e sua pasta se esforçarão para garantir celeridade das maiores intervenções no período de estiagem e a coordenar a execução de melhorias de modo a minimizar transtornos na área comercial. 

Potencial econômico  

Segundo a prefeita Cinthia, a requalificação ali prevista transformará a avenida que já é muito viva em um novo ponto de referência para público local e para turistas. “Acredito que, não apenas os comerciantes da LO-09, mas também toda população ganha. É um investimento que estamos fazendo pensando em dar incentivo à nossa parceria direta, que é com quem de fato faz a economia crescer. É uma obra robusta e importante. Contamos com a colaboração e parceria de todos, especialmente dos comerciantes e moradores da região.” 

“Para gente é um sonho realizado, ver essa obra concluída vai ser um divisor de águas. É uma nova etapa. Vamos trabalhar, com certeza, em equipe”, disse a empresária do segmento de construção civil, Kelly Almeida.

Projeto inédito

A arquiteta e urbanista da Seisp Joseísa Furtada lembra que se trata de uma avenida histórica, que por muitos anos foi usada como pista de aeroporto e que ainda não tem, até o momento, infraestrutura viária necessária para dar segurança. “O projeto vai trazer mais segurança e fluidez. O grande diferencial são calçadas mais largas que nas outras avenidas, acompanhadas de ciclovia. Não serão calçadas de passagem, transformemos em espaço de convívio. Entre os bolsões de estacionamento serão implantadas academias, playground, espaços para bicicletas, que são os paraciclos. O corredor de calçadas e ciclovias dos dois lados será arborizado, porque sabemos que em Palmas, acessibilidade está diretamente ligada ao sombreamento para conforto”, explica Joseísa, acerca das intervenções previstas para a Arsos 31 e 41 (303 e 403 Sul). 

As quadras seguintes, isto é, Arsos 32, 33, 34, 42, 43 e 44 e 45 (antigas 305, 307, 309, 405, 407, 409 e 411 Sul) serão contempladas com iluminação de LED, calçadas com acessibilidade e ciclovia para conseguir interligar à ciclovia que já existe na Av. NS -15. (Secom Palmas)