Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Participam do encontro adolescentes com idades de 12 a 18 anos e os mobilizadores que integram o Selo Unicef

Participam do encontro adolescentes com idades de 12 a 18 anos e os mobilizadores que integram o Selo Unicef Foto: Divulgação/Ascom Seduc

Foto: Divulgação/Ascom Seduc Participam do encontro adolescentes com idades de 12 a 18 anos e os mobilizadores que integram o Selo Unicef Participam do encontro adolescentes com idades de 12 a 18 anos e os mobilizadores que integram o Selo Unicef

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Peabiru realizam, em Palmas, o 1º Encontro dos Núcleos da Cidadania de Adolescentes (NUCAs), com a temática: Entre no clima. Os NUCAs integram as ações do Selo Unicef. No evento, que acontece das 8h às 17h, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, serão discutidos temas como as mudanças climáticas e  alimentação saudável.

Participam do encontro adolescentes com idades de 12 a 18 anos e os mobilizadores de 21 cidades tocantinenses que integram o Selo Unicef: Abreulândia, Arapoema, Aguiarnópolis, Araguanã, Araguacema, Araguaçu, Aparecida do Rio Negro, Bandeirantes, Barrolândia, Lavandeiras, Lajeado, Guaraí, Ipueiras, Monte Santo, Novo Acordo, Pedro Afonso, Peixe, Paraíso, Rio da Conceição, São Sebastião e Tupirama.

Durante todo o sábado, eles discutirão questões importantes para seus municípios, a fim de gerar engajamento de outros adolescentes, além de levar suas reivindicações à gestão pública municipal.

Selo Unicef

O Selo Unicef busca fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

No Tocantins, o Articulador Estadual do Selo Unicef é o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz. Segundo o gestor da Seduc, os NUCAs possibilitam "o estímulo à representatividade e ao protagonismo dos adolescentes tocantinenses para garantir que suas ideias sejam levadas em conta, na formulação das Políticas Públicas para a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).