Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Gláucia Mendes

Foto: Gláucia Mendes

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas de 17 municípios da região médio norte, participaram na segunda-feira, 21, de uma capacitação sobre hanseníase, com a dermatologista de Manaus (AM), Paula Frassinetti. 

O evento ocorreu no Conselho Municipal da Saúde, em Araguaína e faz parte da programação da Carreta Roda-Hans, uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a rede de laboratórios Novartis e as secretarias municipais de saúde para conscientizar, combater e levar mais informações acerca da hanseníase, doença milenar que ataca a pele, nervos e mucosas.

Os atendimentos na Carreta, em Araguaína, seguem até o dia 26, na Rua Colinas, nº 16, setor Vila Norte, das 8h às 17h e são destinados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já  agendadas pela atenção básica, dos municípios.  “pessoas que tem alguma mancha suspeita; esteve em contato com quem teve a doença, ou tem sintomas de hanseníase”, explicou a assistente social e coordenadora estadual da hanseníase da SES-TO, Iêda Fátima Nogueira.

 Foto: Gláucia Mendes