Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Iniciado em abril deste ano, o serviço de retirada de lixo e outros materiais que estavam obstruindo as galerias e tubulações que fazem parte da rede de drenagem pluvial da cidade já alcançou 7,7 mil metros cúbicos de dejetos, algo em torno de 10,8 mil toneladas, suficientes para encher mais de sete piscinas olímpicas. Os dados contabilizam o trabalho feito até o dia 15 de agosto.

Ao todo, já foram atendidas sete microbacias diferentes que abrangem 16 bairros: São João, Setor Patrocínio, Setor Coimbra, Setor Araguaína Sul, Imaculada Conceição, Setor Cimba, Setor Brasil, Setor Noroeste, Centro, Setor Martins Jorge, Setor Couto Magalhães, Setor Itapuã, Setor Raizal, Setor Planalto, São Pedro e Entroncamento.

Até o momento, foram desobstruídas redes e ramais com diâmetros a partir de 400 mm, em uma extensão média de 20.000 metros. Além disso, foram recuperadas mais de 900 bocas de lobo e poços de visita.

Para evitar alagamentos

Conforme explica o secretário da Infraestrutura de Araguaína, Frederico Prado, o trabalho agiliza a manutenção da rede de captação e drenagem. Antes, isso era feito manualmente, mas agora vem sendo utilizado o sistema conhecido como Hidrojato de Ultra Pressão, que utiliza a força da água para desobstruir bueiros e galerias que captam a água das chuvas, sem causar danos ao sistema de drenagem da cidade.

“Nós estamos fazendo um serviço bastante completo com a utilização da tecnologia. No momento, passamos pela fase mais aguda do trabalho, promovendo um restabelecimento do sistema. A ideia é que, depois disso, nós tenhamos um serviço permanente de manutenção”, frisa o secretário.

Com a desobstrução total e a manutenção, os entupimentos da rede em dias de chuva, bem como os consequentes alagamentos das ruas, serão reduzidos de forma significativa. “Isso vai dar mais conforto, segurança e deixará a cidade mais limpa. O sistema usado é um dos mais modernos disponíveis atualmente”, reforça Frederico Prado.

Monitoramento robótico

Para ajudar na identificação das redes que estão obstruídas pelo lixo jogado de forma irregular, o município também tem utilizado um sistema de inspeção robótica por vídeo, que faz a detecção e o diagnóstico de interferências.

Com a utilização do robô guiado por controle remoto também é possível identificar quebras, bolsões, torcidas e entupimentos para que o serviço de prevenção e correção na rede possa ser realizado de forma mais efetiva.

Caso seja verificada alguma ligação clandestina de esgoto durante o monitoramento, são realizados testes de fumaça e corante, que identificam o responsável pela ligação. O morador é notificado e, caso a situação não seja regularizada, ele poderá ser multado com base na Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, que prevê multa de R$ 5.000 a R$ 50 milhões de acordo com o tipo de crime ambiental.

Destinação correta

Durante a desobstrução por hidrojato, todo o material é removido por sucção e armazenado em um caminhão, que encaminha o resíduo para o local adequado de acordo com o tipo de resíduo encontrado, como inertes ou materiais orgânicos.