Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Vitor Hiroshi

Foto: Vitor Hiroshi

A imersão da 3ª edição do projeto "Ela Faz Indústria", uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), chegou ao fim no último sábado, 19/08, após três dias. Com um novo formato de capacitação, o evento reuniu mulheres empreendedoras ansiosas para aprender e se desenvolver no mundo dos negócios.

Durante três dias, as participantes mergulharam em uma série de tópicos essenciais para o sucesso nos negócios. Desde Vendas e Geração de Receita até Gestão e Liderança, Planejamento Estratégico, Feedback e Delegação, Recrutamento e Seleção, Modelagem de Negócios, Solução de Problemas, Comunicação Eficaz, Perfil Comportamental, Criatividade e Inovação, Produtividade e Gestão do Tempo, até Engajamento dos Colaboradores e Construção Consciente da Cultura Empresarial, todas essas áreas foram abordadas.

O mentor e master coach Fábio Scannavino guiou as participantes durante o evento. “Nós trabalhamos três dias de imersão, dentro do tema liderança, humanizada, estratégica e vendas. A receitinha de bolo para você trabalhar dentro do seu negócio, tudo começa com vender, aumentar a receita e falamos muito de estratégias para gerar demanda, converter essa demanda e fidelizar a carteira e cada vez mais ter rentabilidade e lucratividade no seu negócio. Conforme a gente vai vendendo, precisa de mais gente, então nós falamos também sobre como contratar, recrutar, desenvolver, treinar pessoas, acompanhar o resultado. É sempre fazer a gestão disso, com indicadores, com processos bem desenhados. Com objetivos e com metas. Estas etapas são a base para uma gestão empresarial muito bem feita e estas 30 empresárias que saíram com muitos planos de ação para colocar tudo em prática e seus negócios consigam crescer e prosperar”, relatou Scannavino.

A empresária da Carne de Jaca Palmas, Maria Edivangela, afirmou que a imersão trazida pela Federação com Fábio Scannavino foi surpreendente. “A cada minuto, a cada conteúdo trazido, tem sido muito proveitoso, algo que já vem praticamente para gente executar no nosso plano de ação. E nos fazendo refletir muito sobre como queremos estar, onde queremos chegar. Então, se for para classificar com uma palavra, eu digo que tem sido surpreendente, mas não dá para ser só com a palavra surpreendente, também é relevante e incomparável”, contou a empreendedora palmense.

Edivangela também comentou sobre o terceiro ano de sua empresa no mercado. “Nós estamos começando a temporada de produção de 2023. Ano passado foi muito importante em relação ao nosso crescimento, principalmente porque também ganhamos o Prêmio FIETO de Inovação como produto inovador. Queremos nos manter nesse setor da inovação e ampliar o nosso mercado. Então a exposição e o início da temporada se juntam e fazem esse momento ser muito especial”, destacou.

Próximo desafio

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, no Capim Dourado Shopping, as empreendedoras terão a oportunidade de transformar todo o aprendizado e ideias adquiridos em ação. Durante esses dias, será montada uma exposição onde as participantes poderão apresentar seus próprios empreendimentos ao público. Essa vitrine proporcionará visibilidade aos negócios, fortalecendo ainda mais sua presença no cenário do empreendedorismo feminino.

O conselheiro da Fieto, Sérgio Tavares, representou o presidente da Federação, Roberto Pires, na imersão e falou sobre a proposta e a etapa seguinte do projeto. “O Ela Faz Indústria é um projeto que apoia e incentiva a liderança feminina reconhecendo sua importante contribuição para o desenvolvimento industrial. Toda a expertise e troca de conhecimentos gerados neste encontro serão de grande valia para a próxima etapa de exposição dos produtos e serviços das empresas de cada participante no capim dourado shopping, a partir do dia 31 de agosto, encerrando com chave de ouro a edição de 2023”, disse Tavares.

O projeto "Ela Faz Indústria" celebra e fomenta o empreendedorismo feminino, ampliando oportunidades e impulsionando histórias de sucesso. Por meio de sua abordagem inovadora e do apoio contínuo, ele está construindo uma comunidade de mulheres inspiradoras e bem-sucedidas no mundo dos negócios.