Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento/TRE-TO

Foto: Lucas Nascimento/TRE-TO

Os atendimentos itinerantes de serviços eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) começaram nesta segunda-feira, 21, às 13 horas, na subprefeitura do distrito Luzimangues, a 80km de Porto Nacional (TO). Com a aproximação das eleições de 2024, a Justiça Eleitoral do Tocantins tem intensificado as ações para que mais pessoas estejam aptas a participarem do processo eleitoral.

O morador Neilson Soares Porto, que buscou os serviços na subprefeitura e é uma das pessoas alcançadas no primeiro dia de atividades, pretende regularizar o título e fazer a transferência do local de votação. “Eu moro em Luzimangues já tem um tempo e esta ação faz uma diferença, com melhorias e benefícios para nossa cidade. Eu teria que ir até Palmas para resolver essas pendências, e com esses atendimentos, acabei resolvendo tudo aqui mesmo”, declarou Neilson Soares.

Serviços

Os atendimentos em Luzimangues seguem até domingo, 27. E no dia 28 a ação itinerante vai atender a comunidade do reassentamento Córrego Prata. Estão sendo oferecidos os serviços de emissão do título de eleitor, transferência e revisão e regularização do título.

Para o jovem Emerson Henrique Duarte Filho, 17 anos, que veio em busca do seu primeiro título, o ato garante sua participação no processo eleitoral, por meio do exercício do voto. “Vim tirar meu primeiro título porque é muito importante escolhermos nossos representantes para a nossa sociedade”, declarou.

3ª Zona Eleitoral

A ação é realizada por meio da equipe do Cartório da 3ª Zona Eleitoral, coordenada pelo juiz eleitoral, Elias Rodrigues Santos e pelo chefe de cartório, Domingos Galvão de Melo. De acordo com o juiz eleitoral, “a ação visa fortalecer a democracia e aumentar a representatividade dos eleitores dessas determinadas regiões”, destaca o juiz.

Já conforme o chefe de cartório, Domingos Galvão, os atendimentos preparam a população para que possam regularizar as pendências e participar das eleições. “Essa ação é uma preparação para eleições de 2024, tendo em vista que os cadastros fecham em maio, então em anos não eleitorais realizamos esses trabalhos com o intuito de aumentar o número de eleitores para que estejam em dia no período eleitoral”, reforça.

Horários de atendimentos

Vale enfatizar que a partir de amanhã, terça-feira, 22, os atendimentos em Luzimangues serão das 9h às 17h. Já no reassentamento Córrego Prata, o horário será das 10h às 17h. (TRE/TO)