Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação/Naturatins

Foto: Divulgação/Naturatins

As equipes de brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em conjunto com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), realizam uma operação de combate aos incêndios florestais no Parque Estadual do Cantão (PEC). As ações começaram na quinta-feira, 17, após a identificação do foco de calor. 

Conforme o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, o foco de incêndio foi detectado em ação de monitoramento de imagens de satélite. Ele destacou que após observarem sinais de fumaça no interior do Parque, as equipes de brigadistas foram imediatamente acionadas para se deslocarem até o local para suprimirem as chamas. O diretor informou que as brigadas receberam apoio de transporte aéreo do Ciopaer.

Rodrigues detalhou que as equipes iniciaram os protocolos de contenção tão logo se aproximaram do local indicado pela plataforma de monitoramento e confirmaram a ocorrência do incêndio. “As brigadas deram início aos trabalhos no combate, suprimindo o fogo e construindo aceiros”, informou.