Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Ascom Ricardo Ayres

Foto: Divulgação Ascom Ricardo Ayres

Foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins – CIB-TO, nesta semana, o Consórcio Intermunicipal de Saúde que abrange 60 municípios do Estado do Tocantins. A iniciativa visa aprimorar a qualidade dos serviços de saúde nas cidades, incluindo a implantação do programa eMult em várias localidades, algumas delas atuando como polos de atendimento em diversas especialidades e também com previsão de atendimento via telemedicina.

O programa eMult, que significa "Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde", além de ter sido ampliado para 300 horas de profissionais, traz um novo modelo para o atendimento médico, ao reunir profissionais de diversas áreas da saúde oferecendo uma assistência completa e de excelência a toda a população. A implementação dessas equipes busca proporcionar um atendimento mais abrangente e eficaz, contribuindo para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Durante as reuniões que antecederam a aprovação do consórcio, também foram abordados tópicos cruciais, como o aumento do repasse de recursos por parte dos governos Federal e Estadual. Essa medida visa garantir o financiamento adequado para o funcionamento das equipes multiprofissionais e possibilitar a incorporação de novas especialidades, visando assim elevar ainda mais a qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

Um destaque importante no processo de concretização desse avanço para a saúde dos municípios foi o papel fundamental desempenhado pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos). Sua atuação foi crucial na obtenção de apoio aos prefeitos envolvidos no consórcio. O parlamentar visitou dezenas de municípios e se reuniu com grande parte dos secretários municipais de saúde para expor o projeto e falar da garantia de recursos federais e estaduais para viabilizar essa iniciativa.

"O fortalecimento das equipes multiprofissionais é essencial para garantir a atenção integral à saúde da população, proporcionando uma maior resolução dos problemas na Atenção Primária. Com a presença dessas equipes, os tocantinenses terão acesso a serviços especializados nas Unidades Básicas de Saúde, incluindo cardiologistas, psiquiatras, nutricionistas, geriatras, entre outros", explicou Ayres.

Parcerias estabelecidas

O projeto tem sido liderado no âmbito do Governo Federal pelo secretário Nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes. Ele garantiu que a partir de 2024 os recursos já possuem previsão orçamentária para manter o programa nos municípios. 

“Estamos criando teias de cuidado, microrredes territoriais, otimizando estruturas e simplificando a organização e o acesso no SUS. Essa estratégia se reproduz em pequenos, médios e grandes municípios, pois a base é o território mínimo de um conjunto de equipes de saúde da família. Onde houver uma ou mais equipes de saúde da família, poderemos ter uma equipe multiprofissional vinculada. O desenho é adaptável a diversas dimensões e irá transformar o território do município num espaço de cuidado integral à saúde do povo”, destacou o secretário, Nésio Fernandes.

Segundo Paulo César Benfica Filho, secretário de Estado da Saúde (interino), "A união dos municípios é fundamental para fortalecer o acesso à saúde e a implementação das equipes multiprofissionais. Isso permitirá que os tocantinenses tenham acesso a especialistas que até então, em sua grande maioria, só estavam disponíveis nas maiores cidades, contribuindo para desafogar esses centros e proporcionando atendimento mais ágil e eficiente"

Com a aprovação do Consórcio Intermunicipal de Saúde e a implementação das equipes eMult, espera-se que a qualidade e acessibilidade aos serviços de saúde na região alcancem um novo patamar, beneficiando diretamente a vida de milhares de habitantes nos 60 municípios envolvidos. A iniciativa representa um importante passo rumo a uma saúde mais eficaz, integral e voltada para o bem-estar da população tocantinense.

Pactuação

Os municípios que ainda não se associaram ao consórcio podem fazê-lo a qualquer momento. Uma nova reunião de pactuação está prevista para ser feita ainda este mês.

Confira os profissionais que poderão ser incluídos nas equipes:

Arte educador; Assistente social; Farmacêutico Clínico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Acupunturista; Médico Cardiologista; Médico Dermatologista; Médico Endocrinologista; Médico Geriatra; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Hansenologista; Médico Homeopata; Médico Infectologista; Médico Pediatra; Médico Psiquiatra; Nutricionista; Profissional de Ed. Física na Saúde; Psicólogo; Sanitarista; Terapeuta.

Municípios beneficiados

Os 60 municípios beneficiados inicialmente são: Caseara, Araguacema, Dois Irmãos, Marianópolis, Xambioá, Araguanã, Wanderlândia, Piraquê, Goiatins, Filadélfia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia, Aragominas, Babaçulandia, Palmeirópolis, São Salvador, Peixe, Jaú do Tocantins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Dueré, Aliança do Tocantins, Sucupira, Cariri do Tocantins, Talismã, Porto Nacional, Santa Rita do Tocantins, Ipueiras, Crixás, Brejinho de Nazaré, Oliveira, Nova Rosalândia, Palmas, Aparecida do Rio Negro, Lizarda, Rio Sono, Taipas, Novo Jardim, Porto Alegre do Tocantins, Almas, Dianópolis, Rio da Conceição , Araguatins, Carrasco Bonito, Praia Norte, Esperantina, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, São Sebastião do Tocantins, São Bento, Augustinópolis, Ananás, Riachinho, Angico, Luzinópolis, Axixá, Sítio Novo e Itaguatins.