Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Energisa/TO

Foto: Divulgação Energisa/TO

A ação de modernização da rede elétrica do Jalapão, realizada entre os dias 14 e 18 de agosto, beneficiou os moradores de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, Rio Novo e região. Para a força-tarefa, que contou com a atuação de 50 equipes técnicas e 140 profissionais da distribuidora de energia, foram destinados mais de meio milhão de reais, de acordo com a Energisa. 

Segundo a empresa, o investimento realizado tem como objetivo aprimorar o fornecimento de energia na região, garantindo uma energia ainda mais confiável e constante para os moradores e empreendedores da região, que atua com força no turismo. 

“A ação envolveu muitos profissionais que atuaram com protagonismo e agilidade para que os serviços fossem realizados sem impactos no dia a dia dos nossos clientes. Conseguimos realizar um volume significativo de atividades na rede, que vão garantir uma energia que gera conforto e desenvolvimento para todos”, explica o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Tocantins, Bruno Gonçalvez de Queiroz. 

Nesta força-tarefa, as equipes substituíram isoladores, cruzetas e realizando o trabalho de podas de árvores e galhos que estavam próximos à rede elétrica, que poderiam causar possíveis interrupções no fornecimento de energia. “Entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros, por exemplo, tem aproximadamente 170 km de rede elétrica, que está sujeita a eventos climáticos de todo o tipo, como tempestades, raios, ventanias e, ainda, queimadas. Por isso, o reforço tem como objetivo reduzir as ocorrências no período chuvoso, seja com vegetação ou defeito de algum componente na rede, e assegurar ainda mais qualidade de energia para os consumidores da região”, complementa o gerente. 

Inovação 

Entre os desafios enfrentados durante a execução dos serviços de modernização da rede, além das condições geográficas da região, foi a dificuldade de comunicação entre as equipes em alguns trechos do trajeto. “Para solucionar essa questão, usamos o Starlink, que é um serviço de conectividade para internet, para auxiliar no contato entre os operadores no Centro de Operação, que ficam em Palmas, e as equipes técnicas que estavam na região, onde a conexão com a internet e rádio é limitada ou inexistente. Com a Starlink instalada no veículo foi possível, de qualquer ponto do trecho entre Ponte Alta e Mateiros, comunicar com clareza e velocidade, o que contribuiu para dar mais segurança e agilidade na realização das manobras na rede”, complementa Queiroz. 

Jalapão 

A linha de distribuição que atende o Jalapão passa por Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e a região da Chapada das Mangabeiras. Com a modernização da rede elétrica realizada por esta ação da Energisa, cerca de 2 mil famílias terão acesso a um fornecimento de energia mais estável e seguro, incluindo empreendedores e estabelecimentos turísticos locais, como pousadas e restaurantes.