Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação MPTO

Foto: Divulgação MPTO

O Ministério Público do Tocantins, por meio da 23ª Promotoria de Justiça da capital, empreendeu, nessa segunda-feira, 21, uma vistoria no Museu Casa Vitor, localizado no distrito de Taquaruçu. A inspeção teve como objetivo verificar as providências adotadas pelo município de Palmas, destinadas à conservação e à manutenção do imóvel. 

A inspeção foi coordenada pela  promotora de Justiça Kátia Chaves Galietta, que atua na Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Palmas, a partir de procedimento administrativo instaurado pelo MPTO, após notícia de que os Museus Casa Vitor e Suçuapara, este último localizado no Parque Cesamar, estavam em condições precárias e com risco de desabamento. 

Como providências iniciais, foi requisitada à Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, um cronograma de reforma dos prédios.

Durante a inspeção na Casa Vitor, a promotora constatou a necessidade de reforma na parte elétrica, telhado, entre outros. Os servidores da Fundação Cultural informaram que já foi contratada empresa especializada para efetuar a revitalização do museu e construção de prédio anexo.

A promotora solicitou que sejam enviados todos os documentos referentes à revitalização do museu e à nova obra para juntar aos autos.

Em 25 de julho, inspeção com o mesmo objetivo foi realizada no Museu Suçuapara, onde se verificou que a reforma do prédio está em fase de conclusão e que há expectativa de reabertura do museu, na próxima quinta-feira, 24.