Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Encob conta com a participação de membros dos cinco comitês de bacias do estado, além de técnicos da Semarh.

Encob conta com a participação de membros dos cinco comitês de bacias do estado, além de técnicos da Semarh. Foto: Divulgação Secom/TO

Foto: Divulgação Secom/TO Encob conta com a participação de membros dos cinco comitês de bacias do estado, além de técnicos da Semarh. Encob conta com a participação de membros dos cinco comitês de bacias do estado, além de técnicos da Semarh.

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os cinco comitês de bacias hidrográficas do estado participam em Natal (RN),  até sexta-feira, 24, do XXV ENCOB – Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem como tema central “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”.

Além da troca de experiências, os comitês apresentam os projetos desenvolvidos que são considerados referência no país em relação à gestão dos recursos hídricos com a troca de experiência e conhecimentos, neste que é o maior evento nacional voltado aos comitês de bacias hidrográficas.

Participam do evento membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antonio e Santa Tereza, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas. Além da equipe técnica da Semarh, formada pela gerente de Gestão de Recursos Hídricos, Maria Gorete dos Santos Cordeiro, e a engenheira agrônoma Maria Gorett Rodrigues Braga.

“O Tocantins é um estado com um potencial hídrico imenso e a gestão das nossas águas é feita de forma responsável e descentralizada, com a parceria dos comitês. É através deles que as políticas chegam lá na ponta, nos municípios. Por isso o Governo do Estado não mede esforços para apoiar os comitês, pra que eles cheguem a eventos nacionais como esse e possam demonstrar para os outros estados o trabalho de excelência feito no Tocantins”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis.

Projetos

Para o XXV ENCOB, é esperado um público presencial e online de mais de 2.000 pessoas, representantes de todos os estados brasileiros, que poderão vivenciar jornadas de capacitação, palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos, consolidando o modelo de protagonismo dos comitês de bacias praticado nas últimas edições, além da apresentação de projetos que estão sendo desenvolvidos nos estados.

O CBH Manuel Alves da Natividade irá fazer o relato do Projeto Mulheres das Águas, evento que está na sua segunda edição e que destaca a importância da atuação feminina na gestão deste recurso. Para o presidente do Comitê, Mário de Sena Filho, o evento reforça o entendimento sobre a gestão hídrica e a certeza de que, quando unidas, as mulheres têm o poder de superar qualquer desafio. “Queremos mostrar para os demais membros os nossos resultados alcançados”, acrescentou.

Já o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santos Antonio e Santa Tereza vai apresentar o projeto Água na Escola – 2ª etapa, que busca promover um espaço educador e integrador de ação e atividades de educação ambiental, abrangendo os oito municípios da região Sul do estado, e o projeto Caracterização Socioecônomica da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Tereza. O projeto levantou informações sobre a população residente, renda per capta, escolaridade e o IDH de cada município que compõe a bacia. Além disso, a presidente do Comitê, Maria Cristina Bueno Coelho, irá concorrer à vaga de vice-coordenadora geral (vice-presidente) do fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. 

Do norte do estado, o CBH dos Rios Lontra e Corda levou para o evento o resultado do trabalho de coleta de sementes e plantio de mudas nativas desenvolvido ao longo da bacia, em conjunto com o Centro de Recuperação de Área Degradada – CRAD de Araguatins. “É um projeto que vai para o Encob e tenho certeza que será um dos mais importantes do evento, porque mostra o envolvimento do pessoal do comitê no trabalho de recuperação e reflorestamento da nossa bacia”, frisou o presidente do Comitê, Mario Roberto Barros Rocha.

O trabalho de monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Formoso, que é a primeira e única do Brasil a ter sua vazão monitorada 24 horas por dia, será o tema da fala a ser feita pelo o presidente do CBH, Jair da Costa Oliveira Filho. “Este é um trabalho importantíssimo que envolve a atuação de diversos órgãos estaduais e queremos dar visibilidade a ele”, disse.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas leva o projeto Mutirões de Limpeza de Corpos Hídricos, que trabalhou a retirada de resíduos no entorno da bacia com a correta destinação dos mesmos. Para o presidente do Comitê, Marcelo da Gama Grison, “o evento é uma oportunidade de aprender com os sucessos e desafios dos outros comitês e, assim, evoluir nosso trabalho dentro do comitê, que conta com 46 ações dentro de seis eixos”.

XXV Encob

 O XXV Encob é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB.

 Comitês irão apresentar projetos desenvolvidos que são considerados referência no país em relação à gestão dos recursos hídricos(Foto: Divulgação Secom/TO).