Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

As unidades escolares que ofertam ensino fundamental e ensino médio interessadas em participar da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) têm até o dia 1º de setembro para inscrever seus estudantes. Alunos do 6º ao 8º ano participam na categoria Mirim, e alunos do 9º ano ao Ensino Médio, na categoria Regular.

A participação na OBL é realizada pela internet, de modo gratuito. As escolas devem preencher e enviar uma planilha de inscrição (disponível neste link) para organiza@obling.org.

Fundamentada na pedagogia baseada em problemas, a OBL é um projeto educacional que acontece desde 2011 para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, instigando seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas, sua intuição linguística, e sua visão sobre os povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Trata-se de um evento anual e gratuito que conta com o suporte acadêmico de universidades federais e associações brasileiras de linguística.

Na edição deste ano, também haverá a possibilidade de a escola inscrever seus alunos e aplicar a prova da Fase 1, em formato presencial, desde que preencham formulário.

A prova da Fase 1 ocorrerá entre os dias 15 e 25 de setembro, dividida em 3 ciclos. As inscrições para essa respectiva fase também já estão abertas e podem ser feitas até o encerramento da primeira fase, no dia 25 de setembro. Para se inscrever, o estudante deve acessar o site obling.org e preencher o cadastro.

A OBL acontece em quatro movimentos sequenciais: primeira fase, online; segunda fase, presencial, realizada em polos definidos após a primeira fase; terceira fase, a Escola de Linguística de Outono (ELO), em que estudantes de todo o Brasil se reúnem (virtual e presencialmente) para atividades olímpicas e formativas; e quarta fase, a Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), em que delegações de estudantes de diversos países se reúnem por uma semana no país-sede.

De acordo com o regulamento, cinco das 60 vagas da Escola de Linguística de Outono, que corresponde à terceira fase da OBL, serão destinadas aos alunos das redes públicas estadual e municipal. (Secom/TO)