Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Maria de Fatima e William Aires.

Maria de Fatima e William Aires. Foto: Divulgação/Naruratins

Foto: Divulgação/Naruratins Maria de Fatima e William Aires. Maria de Fatima e William Aires.

Os servidores William Aires Gomes da Silva, gerente da pesquisa e informação da Biodiversidade, e Maria de Fatima Ribeiro, inspetora de recursos naturais da pesquisa e informação da Biodiversidade e representante do Tocantins no Grupo de Trabalho de fauna da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), ambos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), participam do 46º Congresso Anual da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), no Rio de Janeiro (RJ). Neste ano, o evento aborda o tema “Aquários e Zoológicos na conservação da Biodiversidade azul e verde”.

No evento, que reúne os maiores especialistas de aquários e zoológicos do Brasil, William e Fátima, estão participando do minicurso Boas Práticas de Manejo da Fauna Silvestre sobre Cuidados Humanos. O tema, inclusive, foi abordado na Semana Silvestre realizada pelo Naturatins entre os dias 14 e 18 de agosto, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), em Palmas.

Fátima explica que a participação do Naturatins ocorre graças ao Acordo de Cooperação Técnica, assinado em 2021 entre a Abema e Azab. O documento prevê a mútua cooperação, manutenção e coordenação de Programas de Manejo em Cativeiro de Espécies Ameaçadas. No Tocantins, além do Centro de Fauna (Cefau), há também os empreendimentos de fauna sob cuidados humanos.

Sobre o 46º Congresso

O 46° Congresso Anual da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) tem como Instituição Anfitriã o Aquário Marinho do Rio – AquaRio. O evento está acontecendo desde o dia 22 e termina neste sábado, 26, com a realização de palestras, minicursos, apresentações de trabalhos técnico-científicos, exposição de stands, atividades culturais e a realização de visitas técnicas aos bastidores do maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio.  

O AquaRio

Inaugurado em 2016 na Praça Muhammad Ali, no histórico bairro da Gamboa e inserido no projeto de revitalização do centro do Rio de Janeiro, o Porto Maravilha, o AquaRio foi fruto do esforço do biólogo marinho Marcelo Szpilman, co-fundador do Instituto Ecológico Aqualung. Desde sua criação, o AquaRio assumiu o compromisso institucional de fomentar a ciência e a educação ambiental produzida a partir do plantel do aquário marinho e em parceria com centros de pesquisa e universidades de destaque no estudo dos diversos organismos marinhos da costa brasileira. Hoje, o plantel do Aquário Marinho do Rio de Janeiro é composto por mais de 9000 espécimes de 281 espécies de organismos marinhos e de água doce. Muitas das espécies apresentam elevado grau de ameaça de extinção segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sendo foco de diversos estudos ao longo dos últimos sete anos de atividade. (Com informações da Azab).