Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

Em busca de ofertar um melhor atendimento para a população da região sul do Tocantins, o Hospital Regional de Gurupi (HRG) realizou neste sábado, 26, a capacitação 'Determinação em morte encefálica e manutenção de potencial doador de órgãos e tecidos', com foco na atualização de médicos para a realização do Protocolo de Morte Encefálica.

O curso foi realizado por meio de uma parceria com a Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO) e o Conselho Regional de Medicina (CRM-TO) e teve como objetivo principal tornar os médicos atuantes no pronto-socorro e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aptos e habilitados para realizar o diagnóstico, aplicar o procedimento e concluir se o paciente é um potencial doador de órgãos.

Para o diretor geral do HRG, Fernando Mota, a capacitação serve para estimular esses profissionais sobre a importância do seu trabalho no dia a dia. "É preciso estimular e incentivar os profissionais sobre a importância em desempenhar essa habilidade, uma vez que o Conselho Federal de Medicina, de acordo com a Resolução 2173/2017, exige que apenas médicos capacitados realizem o diagnóstico”, disse. 

De acordo com o médico intensivista do HRG, Juan Carlos Leon Rios, esta capacitação vai permitir formar as equipes necessárias para realizar diagnóstico de morte encefálica, focando, além do diagnóstico, nos processos que envolvem esse estado como a comunicação da notícia aos familiares, acolhimento, possibilidade de transplante de órgãos, principalmente. "Sem dúvida é um avanço para a saúde pública e uma melhora no atendimento dos cidadãos”, comentou.

“Trabalhamos durante a capacitação a orientação e treinamento correto sobre como deve ser feita a abertura do protocolo, comunicação da morte com os familiares e o cuidado especial que as unidades de saúde devem ter durante esse momento”, disse a enfermeira técnica da CETTO, Tamires Yasmim Guido de Carvalho.