Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento/TRE-TO

Foto: Lucas Nascimento/TRE-TO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, recebeu o primeiro lote das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024.  

A previsão é que até o final do mês de setembro, mais duas remessas completarão o quantitativo de 2.919 novas urnas eletrônicas, modelo 2022, que é similar ao de 2020. “Neste primeiro lote, recebemos mil aparelhos. Esta aquisição é mais uma melhoria que vai garantir a efetividade e segurança das eleições de 2024. Com total transparência, vamos realizar no Tocantins um processo eleitoral de forma segura, eficiente e com credibilidade”, declara o magistrado, que esteve na Central das Urnas, do TRE-TO, em Palmas (TO).

Atualmente o TRE-TO,  possui 4.182 urnas. Após a substituição e chegada de todos os equipamentos, somarão 4.973. As novas urnas recebidas entrarão no ciclo de manutenção preventiva que será realizada em todo o lote da nova aquisição.

Evolução tecnológica

As novas urnas eletrônicas fazem parte de uma compra nacional feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estão sendo distribuídas para todos os tribunais eleitorais do país. No Tocantins, as novas urnas irão substituir os exemplares de 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016. Apenas os modelos 2020 e 2022 serão utilizados nos próximos processos eleitorais.

De acordo com o secretário de tecnologia da informação, Valdenir Borges Junior, essas urnas eletrônicas fazem parte de um projeto de aperfeiçoamento das urnas de todo o Brasil, que cada vez mais garante a eficiência e segurança para o processo eleitoral. “Esse procedimento é uma evolução tecnológica que acontece desde as primeiras aquisições das urnas, a cada ano, cada eleição as urnas são melhoradas, e essas não são diferentes, são modelos novos, mais seguras e eficientes que as demais, trazendo maior segurança para o eleitor. A segurança das urnas eletrônicas está cada vez mais sendo aprimorada para o processo eleitoral”, afirma o secretário. Os aparelhos chegaram na segunda quinzena de agosto.

Procedimento realizado

Até as eleições do próximo ano, as urnas eletrônicas passarão pelo processo de manutenção para ficarem aptas para uso. São realizados os procedimentos de teste de funcionamento, atesta se veio de acordo com a especificação da compra. Depois, é feita a instalação da certificação de que a mesma é uma urna eletrônica válida, que pode ser utilizada em um processo eleitoral. Ao concluir estes passos, são efetuados testes no sistema e simulados de votação para garantir a eficácia no dia do pleito.

Finalizado todo o processo, a partir de julho de 2024, será feita a distribuição para todos os Cartórios Eleitorais, de acordo com a necessidade de zona eleitoral tocantinense, de modo que, até outubro do mesmo ano, todas já estejam em seus devidos locais de uso. (TRE/TO)