Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), deu início nessa segunda-feira, 28, e segue até o próximo dia 1ª de setembro, a segunda turma de capacitação em emergência sanitária com foco em febre aftosa para servidores das Unidades Veterinárias Locais (UVL) da Agência.

O curso, que é uma parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), está sendo realizado no Auditório do Hospital Veterinário da universidade, em Palmas.

O vice-presidente da instituição, Lenito Abreu, que participou deste segundo dia com uma palestra motivacional, afirma que a capacitação é de extrema importância para manter o status de livre da febre aftosa no Tocantins.

“Contamos com o apoio do Governo do Estado para fortalecer a defesa agropecuária através de qualificação para os nossos técnicos que atuam nos municípios tocantinenses. E, dessa forma, os servidores estarão capacitados para agir caso surja alguma emergência sanitária que possa pôr em risco a sanidade do nosso Estado”, pontua Lenito Abreu.

Durante os dias de curso, serão abordados temas como: Emergências Zoosanitárias; Situação epidemiológica da febre aftosa no mundo; Comunicação social; Técnicas de colheita e remessa de material laboratorial de febre aftosa; Sistema informatizado de vigilância em emergência sanitária, dentre outros.