Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Do Tocantins são 48 paratletas disputando diversas provas em três modalidades: Atletismo, Natação e Bocha.

Do Tocantins são 48 paratletas disputando diversas provas em três modalidades: Atletismo, Natação e Bocha. Foto: Fernando Maia/Secom/TO

Foto: Fernando Maia/Secom/TO Do Tocantins são 48 paratletas disputando diversas provas em três modalidades: Atletismo, Natação e Bocha. Do Tocantins são 48 paratletas disputando diversas provas em três modalidades: Atletismo, Natação e Bocha.

A delegação tocantinense embarcou nesta terça-feira, 29, rumo a Brasília, para participar das Paralimpíadas Escolares 2023, etapa regional. Ao todo são 74 integrantes, entre atletas, treinadores, intérpretes, fisioterapeutas e técnicos.

A etapa regional das Paralimpíadas Escolares será realizada de 29 de agosto a 2 de setembro pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Do Tocantins são 48 paratletas disputando diversas provas em três modalidades: Atletismo, Natação e Bocha.

Para chegar à etapa regional das Paralimpíadas, os paratletas tocantinenses foram campeões dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). Mais de 130 estudantes de 78 unidades escolares públicas e particulares participaram da 9ª edição.

Esta é a 9ª participação do Tocantins no maior evento do mundo voltado para crianças, adolescentes e jovens com deficiência em idade escolar. Para a chefe da delegação do Estado, Keila Cristine Gonçalves, a expectativa é fazer uma campanha histórica em 2023.

“Nos Parajets já tivemos uma mostra de como o nível dos nossos paratletas tem evoluído. Acompanhamos a rotina de treinamentos e acreditamos que nossos meninos e meninas voltarão com muitas vitórias. Além das medalhas, as paralimpíadas proporcionam vivências marcantes na vida dos nossos estudantes que vão impactar significativamente a vida de cada um deles”, revelou Keila Cristine.

O estudante Aldaires Filho Sousa Borges, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Tiradentes, de Araguanã, vai participar do evento pela primeira vez e está ansioso. “Nem dormi direito, querendo chegar logo a hora de viajar de avião. Acho que vai ser muito legal, porque vou conhecer muitas pessoas. Vou dar o melhor de mim para ganhar muitas medalhas para o meu Estado”.

Etapa Nacional

Os melhores colocados na fase regional de Brasília representarão o Tocantins na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, que acontece no mês de novembro, em São Paulo (SP), com a presença de estudantes das 27 unidades federativas do país.

Educação Inclusiva

As atividades paradesportivas integram a política de educação inclusiva do Governo do Tocantins. A rede estadual de ensino atende 8.245 estudantes com deficiências e altas habilidades, dos quais 4.270 estão na faixa etária de 11 a 17 anos, que são atendidos nas escolas estaduais em 828 turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Também é ofertado atendimento em 41 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), sendo 33 conveniadas com a Seduc, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência no Tocantins.