Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foco no Fogo levou educação ambiental aos alunos da Escola Municipal de Buriti.

Foco no Fogo levou educação ambiental aos alunos da Escola Municipal de Buriti. Foto: Divulgação Semarh

Foto: Divulgação Semarh Foco no Fogo levou educação ambiental aos alunos da Escola Municipal de Buriti. Foco no Fogo levou educação ambiental aos alunos da Escola Municipal de Buriti.

O projeto Foco no Fogo no Tocantins encerra nesta semana o trabalho de prevenção nas propriedades rurais do Estado, com visitas a mais quatro municípios: Buriti, Araguatins, Esperantina e Sítio Novo.

As equipes de conscientização iniciam nesta terça-feira, 29, a rota da 14ª semana de visitas do projeto aos municípios e o aplicativo Recprev - Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais já registra 2.473 propriedades rurais visitadas, com estimativa de 13.643 pessoas abordadas, somente na área rural; além do público alcançado com outras iniciativas de conscientização realizadas em unidades de ensino e instituições, como palestras, cursos, treinamentos oferecidos ao público infantil, jovem e adulto nos municípios.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destaca que, neste ano, a articulação com os municípios foi impulsionada com a ampla participação das instituições parceiras do Comitê do Fogo. "E o projeto buscou envolver nessa parceria os proprietários rurais e o público encontrado nas áreas visitadas, para reforçar o compartilhamento das orientações oferecidas”, completa. 

A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thays Marinho, ressalta que, nas propriedades rurais, além das orientações a respeito do cuidado com o uso do fogo, as equipes também têm informado a população sobre a tecnologia de monitoramento via satélite. "Que oferece dados aos órgãos ambientais do Estado relacionados ao registro da origem do fogo, que por sua vez orienta o deslocamento das equipes de fiscalização”.

O engenheiro florestal, coordenador do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo da Universidade Federal do Tocantins/Gurupi, Marcos Giongo, por sua vez, afirma que o relatório semanal, com a consolidação dos dados das visitas realizadas na 14ª semana do Foco no Fogo, será integrado ao acumulado dos registros realizados na edição 2023, para oferecer um panorama dos resultados no Estado.

Instituições parcerias

A equipe do Foco no Fogo da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta com a parceria de 32 instituições, entre elas, o Comando de Ações de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Centro Integrado de Operações Aéreas, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Ministério Público Estadual, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana de Palmas, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Palmas, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Defesas Civis Municipais, Secretaria da Saúde, Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo, Secretaria de Comunicação, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Federação da Agricultura e Pecuária, BP Bunge, Energisa, Prevfogo/Ibama, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Associação Tocantinense de Municípios, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins - Marinha do Brasil, Secretaria Estadual da Cultura.