Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira/Secom-TO

Foto: Marcio Vieira/Secom-TO

Com a proposta de fortalecer a educação em regime de colaboração no território do Tocantins, respeitando a identidade e o diálogo permanente entre os entes federativos, teve início na manhã desta terça-feira, 29, o “Seminário Profe Líderes”, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

O evento prossegue até quarta-feira, 30, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. O encontro é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).

Entre as temáticas tratadas, destacam-se palestras voltadas para o compromisso com a alfabetização das crianças; a importância dos planos educacionais na construção de políticas públicas; a relevância do Censo Escolar no Planejamento de Políticas Públicas; classe bilíngue de surdos no Território do Tocantins, entre outros.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, falou do compromisso do Governo do Tocantins para a construção de uma educação de qualidade. “Este é um momento de grandes avanços para a educação no Tocantins, em que temos um olhar específico para todo o território. Temos o PROFE, o ICMS-Educacional, e tudo que estamos fazendo é para melhorar a qualidade da Educação no Estado. Peço que todos olhem nossos estudantes com cuidado e os observem em todos os aspectos. Nosso trabalho deve ser feito em rede”, finalizou.

O secretário de articulação intersetorial e com os sistemas de ensino do Ministério da Educação, Maurício Holanda Maia, comentou sobre formas de alcançar melhor desempenho e concretizar ações na educação. “Para conseguir sucesso na educação é necessário se formar equipes, trabalhar em rede, e é isso que estamos fazendo com a realização deste evento. Estamos construindo uma grande rede colaborativa entre Estado, municípios e o Governo Federal, para garantir que todos tenham acesso a um ensino de qualidade”, completou.

Rede de colaboração

As expectativas dos participantes sobre o evento são as melhores. Dalva Cavalcante de Araújo, gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do município de Goiatins, fala sobre a relevância do encontro. “Espero que a partir das discussões, possamos fortalecer a aprendizagem de nossos estudantes, principalmente os que são das redes municipais, que precisam de apoio na melhoria do ensino”, pontuou.

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Brasileiro, ponderou sobre a importância das parcerias. “É ótimo compreender que somos uma rede e que assim podemos fazer com que de fato seja construída e promovida uma educação de qualidade, e em regime de colaboração entre o Estado e os municípios”, disse.

A diretora de políticas educacionais e parcerias com os municípios, da Seduc, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, comentou sobre a responsabilidade de cada parceiro. “Secretários municipais de educação, superintendentes regionais de Educação, e todos os envolvidos são responsáveis pela melhoria da qualidade da educação no Estado. Que o trabalho ocorra com todos os parceiros, pois é de mãos dadas que vamos transformar a educação do Tocantins. A responsabilidade é de todos nós”, enfatizou.

Na oportunidade, ocorreu ainda a posse dos membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (Ceec), composto pelo secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, bem como por secretários municipais de educação. Ainda foram apresentados membros da Rede de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) dos 139 municípios.

Programação da tarde desta terça-feira

14h20 – Palestra: A importância dos Planos Educacionais na construção de políticas públicas, com Maurício Holanda – Secretário da Sase (Mec)

15h30 – Palestra: Classe bilíngue de surdos no território, com Amoriana Borges de Araújo - Gerente de educação bilíngue de surdos (Seduc – TO)

16h - Palestra: A importância do Censo Escolar na construção de políticas públicas, com Célia Gedeon (Coordenadora-Geral do Censo da Educação Básica – IneP)

Quarta-feira, 30

8h30 – Palestra: ICMS Educacional, com Morgana Nunes – Superintendente de Finanças (Seduc –TO)

10h - Palestra: Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Saeto) – Diretoria de Currículo e Avaliação (Seduc – TO)

14h20 – Palestra: PROFE nos Municípios, com Schirley Colino – Gerente de Acompanhamento e Execução PPA, PAR e PEE

15h30 - Lançamento da Conferência Nacional Extraordinária de Educação – CONAEE 2024: Etapa Estadual – FEE-TO

16h15 – Busca Ativa/Selo Unicef

16h30 – Apresentação da Diretoria Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios.

(Foto: Marcio Vieira/Secom/TO)