Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), está instalando novos semáforos na Avenida Teotônio Segurado, com recursos provenientes das infrações de trânsito. A aquisição, implantação e ativação seguirá um cronograma de instalação com previsão de finalização no mês de outubro, e investimento de R$ 3,5 milhões. 

As obras civis já iniciaram com a perfuração dos furos direcionais e ao todo serão instalados dez conjuntos semafóricos na Av. Teotônio Segurado com as Avenidas LO-1, LO-3, LO-5, LO-12, LO-13, LO-15, LO-21, e com a Av. NS-15 (cruzamento com Avenida Parque), além da Av. Teotônio Segurado, entre a Av. LO-9 e Av. LO-11 e entre a Av. LO-13 e Av. LO-15 essas duas últimas sendo passagem de pedestre.

Conhecidos por semáforos inteligentes, pois são capazes de adaptar-se às condições de trânsito em tempo real, com um avançado sistema de gerenciamento de tráfego, com inteligência artificial capaz de adequar os tempos semafóricos de forma dinâmica, autônoma e instantânea, com captura de vídeo em tempo real por vídeo-detector com amplo ângulo de visão para a detecção da presença do veículo na linha de parada.

De acordo com o engenheiro da Sesmu, responsável pelas obras civis de instalação dos semáforos, Victor Frias Ferreira, dentre os benefícios dos semáforos inteligentes está a alimentação elétrica dos controladores semafóricos e de seus grupos focais. “Será feita por Sistemas de Alimentação de Potência Ininterrupta – UPS (UPS - Uninterruptable Power Supply) - que em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica, o sistema é acionado automaticamente e alimentar, a partir de reserva de emergência, os controladores semafóricos e seus grupos focais. Não havendo interrupção no fornecimento de energia elétrica nesse processo”, disse.

Para o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior, a ideia é modernizar toda a Avenida Teotônio Segurado. “No próximo ano e consequentemente com mais recursos orçamentários, iremos modernizar toda a Avenida Teotônio Segurado e fornecer à população todos os benefícios dos semáforos inteligentes. (Secom Palmas)