Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas

A tão esperada Feira da Promessa será entregue a população palmense nessa quinta-feira, 31, às 17 horas, marcando não apenas a concretização de uma infraestrutura física para comercialização de alimentos frescos e saudáveis, mas o fim da espera de 30 anos pelos moradores de Taquaralto. 

O nome Feira da Promessa é em referência à antiga promessa feita por gestões municipais anteriores que não priorizaram essa necessidade e não cumpriram com o compromisso feito.

Em 2021, a prefeita Cinthia Ribeiro selou um compromisso com a comunidade ao assinar a Ordem de Serviço no valor de R$ 2,3 milhões, marcando o início da construção da primeira etapa da Feira, sendo que a então senadora Kátia Abreu foi a responsável pela destinação de R$ 1,146 mi do governo federal.

A primeira feira coberta de Taquaralto recebe o nome Maria das Dôres Brito, uma homenagem a uma conhecida feirante da Capital. “Das Dores”, como era chamada por todos, era natural de Carolina (MA) e chegou a Palmas em 1994. Iniciou sua trajetória como feirante na Feira do Jardim Aureny I e trabalhou durante anos nas feiras da Arse 1106 (112 sul), 304 Sul e Feira do Bosque. Foi integrante da Associação de Feirantes e sempre esteve lutando pela classe. “Das Dores” morreu vítima da covid-19, em 9 de outubro de 2020.

A feirante era empreendedora, companheira dos colegas de feira, apaixonada pela arte de cozinhar, dentre as suas receitas a preferida dos seus clientes era  o tradicional chambari. A nova Feira Maria das Dôres Brito surge como um símbolo de esperança, para os que comercializaram por longos anos os seus produtos incansavelmente debaixo do sol e da chuva próximo a Praça da Igreja Matriz, na Avenida Tocantins em Taquaralto. Além disso, a feira oferecerá comodidade de um ambiente adequado para quem deseja adquirir produtos locais frescos e de qualidade.

Localização

A estrutura coberta e planejada fica próxima da praça principal de Taquaralto, uma distância de 700 metros, localizada na Rua P-4. A primeira etapa da obra atenderá cerca de 80 feirantes para a comercialização de verduras, frutas, cereais, peixes, refeições e produtos diversos.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) já estão cadastrados para a Feira da Promessa os ambulantes que atualmente trabalham improvisadamente na Praça em Taquaralto. O local também atenderá  comerciantes ambulantes da região de Taquaralto e setores vizinhos. (Secom Palmas)

(Foto: Lia Mara/Secom Palmas)