Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES-TO

Foto: Divulgação SES-TO

Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participam em Brasília/DF, de 29 a 31 de agosto, do Encontro Nacional das Vigilâncias do Óbito Materno, Infantil e Fetal e da Rede Nacional dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO). O evento tem o objetivo de discutir estratégias com foco no aprimoramento e fortalecimento do processo de investigação e análise da morbimortalidade materna e infantil no estado e no país, além de promover a integração dos serviços.

A redução da mortalidade materna, infantil e neonatal ainda é um desafio para os serviços de saúde de todo o país, por isso no evento estão sendo abordados temas  sobre a Vigilância da Mortalidade e a missão do SVO; monitoramento da investigação e qualificação dos registros de óbitos materno, infantil e fetal no Brasil; trilhando caminhos para a saúde: explorando a investigação dos óbitos materno, infantil e fetal e sua relevância na Atenção Primária; vigilância da mortalidade por causa natural no Brasil; boas práticas de integração dos serviços de Vigilância e Verificação do Óbito, entre outros assuntos.  

Para a diretora de Gestão e Informação de Vigilância em Saúde, da SES-TO, Maria do Socorro Campos, que participa do encontro, o evento irá promover a integração entre a vigilância do óbito e o serviço de verificação de óbito e consequentemente a redução das causas de óbitos mal definidas e as causas inespecíficas. "Promovendo melhor qualificação das informações, que subsidiam as políticas de Saúde”, frisa.

Participam do evento representantes da Superintendência de  Vigilância em Saúde, Vigilância do Óbito e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).