Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Grupo Condutor Estadual das Redes de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aprovou, nessa quarta-feira, 30, a atualização do Plano de Ação da Regional (PAR) da Rede de Urgência e Emergência do Tocantins (2024-2027). O objetivo da revisão do plano é ampliação do acesso da população à Rede de Urgência e Emergência nas Macrorregiões Norte e Centro Sul do Estado.

Por meio da atualização será ampliado a oferta de alguns serviços entre eles:  uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24h na região de Saúde Amor Perfeito e a ampliação de 16 SAMU (USB), que irá contemplar os municípios de Tocantinópolis, Araguatins, Araguaína, Aragominas, Muricilândia, Filadélfia, Goiatins, Pau D’Arco, Arapoema, Santa Fé do Araguaia, Xambioá, Bandeirantes do Tocantins, Nova Olinda, Colinas do Tocantins, Guaraí, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Formoso do Araguaia e Dianópolis.

Além da ampliação desses serviços, também consta a ampliação de três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMA) e três equipes Multiprofissionais de Apoio, assim como a proposta de habilitação da porta de entrada de urgência e emergência do Hospital Regional de Augustinópolis e o Hospital Municipal de Araguaína.

A superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Juliana Veloso, destacou que com essa atualização haverá amplição dos serviços nos vazios assistenciais, promovendo sobretudo menor tempo resposta acerca do atendimento do paciente na Urgência e Emergência. "Evitando assim sequelas, agravamento e até mesmo mortes evitáveis. Esse plano é um esforço conjunto de toda equipe técnica da SES-TO, pois há 11 anos não tínhamos essa atualização”.

"A população Guaraíense aguarda ansiosamente para a chegada do Samu, a oferta desse serviço vem para sanar uma angústia de muito tempo. O Guaraí vem crescendo e sofremos muito com a falta desse serviço especializado. Então com muita dedicação, empenho, conseguimos a aprovação e juntamente a área técnica de urgência e emergência da SES-TO e os demais parceiros, Guaraí está próximo de ter esse serviço e a população Guaraíense só tem a ganhar", destacou o secretário de Saúde do município de Guaraí, Wellington Sousa.