Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Famílias de Novo Jardim colocaram as mãos na massa para aprender receitas saudáveis e econômicas.

Famílias de Novo Jardim colocaram as mãos na massa para aprender receitas saudáveis e econômicas. Foto: Divulgação Secom/TO

Foto: Divulgação Secom/TO Famílias de Novo Jardim colocaram as mãos na massa para aprender receitas saudáveis e econômicas. Famílias de Novo Jardim colocaram as mãos na massa para aprender receitas saudáveis e econômicas.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) atenderá cerca de 30 munícipios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado com as Oficinas de Promoção da Alimentação Saudável e Aproveitamento Integral dos Alimentos.

Durante esta semana, de 28 a 31 de agosto, o município  de Novo Jardim, localizado a 373 Km de Palmas, recebeu a oficina contemplando 20 famílias. O requisito para participar da ação é ser beneficiário de algum programa social.

As oficinas visam estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, incentivando à produção e o consumo de alimentos regionais e o uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) para enriquecer a alimentação. Outro objetivo da ação é conscientizar sobre os aspectos higiênicos sanitários, ambientais e culturais e o não desperdício de alimentos em prol da redução do índice de Insegurança Alimentar e Nutricional e melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.

A nutricionista da Setas que ministra a oficina, Ana Karlla Rodrigues dos Santos, reforça que a ação promove segurança alimentar e nutricional das famílias, mas também pode se tornar uma fonte de renda.

Os participantes das oficinas são selecionados pelas secretarias municipais de Assistência Social dando preferência aos beneficiários dos programas sociais. Cada oficina atende cerca de 30 pessoas e são ministradas aulas teóricas de práticas.

Setas e a Segurança Alimentar e Nutricional

O Governo do Tocantins por meio da Setas possui uma diretoria com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, elaborar e executar projetos de alimentação saudável, melhoria da distribuição de alimentos e combate à subnutrição e a fome, reduzir inadequações alimentares-nutricionais da população pelo aproveitamento dos recursos naturais disponíveis na região. Entre essas ações estão as oficinas de Promoção da Alimentação Saudável e Aproveitamento Integral dos Alimentos. (Secom/TO)