Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: DivulgaçãoTRE/TO

Foto: DivulgaçãoTRE/TO

A 5ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), realizou nessa quinta-feira, 31, uma audiência pública que consolidou a criação de uma nova seção eleitoral, localizada na Escola Estadual Indígena Krasapte, no município de Tocantínia. Serão conduzidas duas urnas eletrônicas para a Aldeia Brupe, com a capacidade de atender mais de 250 eleitores.

Para o juiz eleitoral do Cartório 5ª ZE, Marco Antônio Silva Castro, a criação é uma melhoria na logística das eleições futuras e atendendo aos anseios da população indígena da Aldeia Brupe e adjacências. “Esta audiência pública foi realizada para discutir e apresentar a instalação da seção eleitoral na Escola Estadual Indígena Krasapte. Vamos garantir e facilitar a participação dos indígenas no processo democrático sem que seja necessário o deslocamento para a cidade de Tocantínia”, afirmou o magistrado.

A ação aconteceu na Aldeia Brupe, da etnia Xerente, e contou com a presença das lideranças indígenas das aldeias da região. A criação do novo local de votação representa medidas que visam proporcionar uma distribuição equilibrada dos eleitores, atendendo aos indígenas com maior dificuldade de acesso às zonas já existentes, evitando a superlotação e assegurando o desenvolvimento regular do processo eleitoral. 

Lideranças indígenas

O cacique da Aldeia Brupe, Elias Srewe Xerente, ressaltou que esta conquista facilitará o voto da comunidade indígena nas eleições de 2024. “Fico agradecido com todo apoio da Justiça Eleitoral, pois é uma honra nós receber a urna eletrônica aqui na Aldeia Brupe, devido às dificuldades da estrada, passamos muitas necessidades na cidade. Então essa implantação aqui será ótima para votarmos em 2024”, afirmou Elias Srewe.

Já a cacique da Aldeia Traíra, a líder das Mulheres Xerente, Elza Namnãdi Xerente, destacou a importância do novo local de votação. “Agradeço muito. É importante para nós termos as urnas para votar aqui dentro, pela dificuldade de irmos até a cidade, pois é uma preocupação com o transporte sempre que temos que ir votar, enfrentamos tudo”, declarou.  (TRE/TO)