Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Geíne Medrado

Foto: Geíne Medrado

A Comunidade Quilombola Malhadinha, localizada no município de Brejinho de Nazaré-TO, realizou, entre os dias 1° e 3 de setembro, a 8° Edição das Quiolimpíadas, evento único no Estado do Tocantins, que une tradições culturais do povo quilombola com competições esportivas, promovendo o intercâmbio cultural entre jovens, adultos, crianças e idosos de diversos quilombos. Nesta edição, competiram equipes das Comunidades Malhadinha, Manoel João, Córrego Fundo e Curralinho do Pontal. 

Compuseram a mesa de abertura do evento Maria Aparecida Ribeiro de Sousa - Coordenadora Executiva da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), José Ribeiro - Presidente da Associação da Comunidade Quilombola Malhadinha, Edson Gleiber - Idealizador das Quiolimpíadas, Marcos Aurélio - Prefeito do Município de Brejinho de Nazaré e Narúbia Werreria - Secretária dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), além de outras autoridades. 

A programação contou com entrada da tocha olímpica, apresentações culturais e folia; competições de forró, concurso da Beleza Negra, jogos de salão,  Prova do Fecho de Lenha e Prova do Pilão, além de diversas modalidades esportivas como Maratona, Corrida dos 100 metros e Revezamento, Salto em Altura, Salto em Distância, Circuito 2.0 Power, Futebol, Vôlei, entre outras modalidades disputadas pelas equipes femininas e masculinas das comunidades participantes.

(Foto: Geíne Medrado)

Deusilene Gonçalves dos Santos, 15 anos, da Comunidade Córrego Fundo, participando pela primeira vez dos jogos, falou sobre sua experiência na edição: "Estou achando muito legal. As Quiolimpíadas é um evento muito criativo da comunidade Malhadinha. Vim com a expectativa de conhecer outras comunidades, fazer novas amizades e participar das modalidades: Circuito Power, Corrida de 100 Metros e Revezamento", relatou. 

"As Quiolimpíadas é uma festa única no Brasil, realizada dentro do nosso Quilombo Malhadinha. É um evento que a gente faz com muito amor e carinho e tem uma importância muito grande não só para a nossa comunidade, mas para todas comunidades que são convidadas, porque as Quiolimpíadas tem esse papel de resgate da nossa cultura e troca de informações entre os quilombos", explicou o vereador de Brejinho de Nazaré, Gederson Moreira, quilombola da Comunidade Malhadinha e coordenador de Juventude da COEQTO. 

A primeira edição das Quiolimpíadas foi realizada em 2015, tendo como participantes os membros da comunidade Malhadinha. A partir da segunda edição, as demais comunidades do município de Brejinho de Nazaré: Córrego Fundo, Manoel João e Curralinho do Pontal receberam convite e começaram a participar da competição, compondo junto com a Malhadinha, as quatro equipes que disputam a competição. 

O evento é organizado pelos membros da própria comunidade que bancam coletivamente a maior parte dos custos com a alimentação e infraestrutura. A logística com o transporte das equipes visitantes é por conta das associações das comunidades e apoio da Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré. 

  (Foto: Geíne Medrado)

Edson Gleiber, que idealizou as Quiolímpidas juntamente com sua tia Ariadne Cezar, explicou que o evento foi pensado com o objetivo de visibilizar e valorizar a cultura quilombola, além de promover a interação entre as comunidades e estimular a participação dos jovens.

“As Quiolimimpíadas é um evento que cada dia mais vem se fortalecendo com a união e esforços da comunidade. Ainda temos o desafio de melhorar a infraestrutura dos jogos e o apoio com o transporte para que as delegações de comunidades mais distantes consigam participar. Meu sonho é que esses jogos não fiquem só aqui, mas que possam ser realizados no país inteiro”, destacou Edson Gleiber.

Acompanhando pela primeira vez às Quiolimpiadas, a Secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narúbia Werreria, elogiou a organização do evento e sinalizou apoio da Sepot para as próximas edições. "Estou muito feliz de estar num evento como esse, que valoriza nossas raízes. Nosso papel aqui é fazer com que todo o Tocantins conheça as Quiolimpíadas e que o Governo do Estado valorize finalmente as nossas raízes quilombolas no Tocantins. Nós vamos estar juntos para apoiar e fomentar iniciativas tão importantes como essa. E as Quiolimpíadas é uma das nossas prioridades".  

Premiação 

Nesta edição, a equipe vencedora foi a comunidade Malhadinha. A equipe de Manoel João ficou em segundo lugar e Córrego Fundo na terceira posição.

Os participantes receberam premiação em dinheiro. 

Diretoria das Quiolimpíadas 

Ver. Prof. Gordão (Gederson Moreira)

Prof. Sena Ribeiro 

Prof. Tiago Maurício Bonifácio 

Prof. Esmaylson Pereira 

Sarah Cezar 

Apoiadores 

Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré e Fundação Cese da Bahia.

Documentário

Na oportunidade, a COEQTO exibiu o documentário “Comunidade Quilombola Malhadinha”, que retrata a história e tradições culturais do Quilombo, além da experiência de famílias da comunidade com um projeto de incentivo ao aprimoramento de sistemas produtivos, desenvolvido pela COEQTO em parceria com a APA-TO e apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

O documentário foi disponibilizado para a comunidade e em breve será lançado no site: coeqto.com.br e redes sociais da COEQTO.