Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

Com a presença de aquicultores, pesquisadores, técnicos e gestores públicos e privados, teve início nessa segunda-feira, 4, em Palmas, o I Encontro Nacional sobre Pegada de Carbono na Aquicultura. A abertura do evento foi realizada no auditório do Palácio Araguaia pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, que representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pela secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, que representou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.  

O secretário Deocleciano Gomes lembrou que mais uma vez o Tocantins saiu na frente ao criar a pasta da Pesca e Aquicultura. “Isso mostra a visão que o nosso governador tem e o compromisso com o Estado ao apostar nas suas potencialidades. Temos um grande potencial hídrico e uma logística privilegiada, que aliados à determinação política da gestão fazem com que esse segmento seja aguçado, colocando o Estado em destaque nacional. Se somos o primeiro Estado a comercializar créditos de carbono florestal, queremos também avançar na comercialização do carbono azul”, disse. 

O objetivo do encontro é melhorar a compreensão sobre a emissão/sequestro de carbono equivalentes da aquicultura, estimular e apoiar a pesquisa aplicada para o desenvolvimento ou aprimoramento de tecnologias com foco na sustentabilidade e mudanças do clima, orientar um trabalho em rede específico junto às instituições para se conhecer as emissões e sequestro de carbono e fazer um diagnóstico com o objetivo de identificar as demandas do setor aquícola. 

Tereza Nelma, secretária Nacional de Aquicultura, destacou o protagonismo do Tocantins no que se trata da comercialização de créditos de carbono e no setor de Aquicultura, com a criação da pasta. “O Tocantins é o primeiro estado no mundo a adquirir os créditos de carbono e agora queremos também que o Estado saia na frente também na discussão do carbono azul, que é o carbono das águas. Nós precisamos ter essa discussão e precisamos ter o Tocantins como protagonista”, destacou a secretária nacional da Aquicultura citando o governador Wanderlei Barbosa como um gestor de visão que reconhece o potencial hídrico da região e elogiando a decisão política e os investimentos no setor. 

A titular da pasta da Pesca e Aquicultura no Tocantins (Sepea), Miyuki Hyashida, destacou que este encontro constitui um momento especial para o setor. “A gente conhece o potencial do Estado, sabemos a quantidade de água disponível e de qualidade que fazem a diferença para uma excelente produção, então hoje é um dia especial para a aquicultura, para as indústrias de peixe existentes no Tocantins, para pescadores artesanais, indígenas e comunidades tradicionais”, frisou a secretária explicando que a cadeia produtiva da piscicultura já está em pleno desenvolvimento graças ao empenho político da atual gestão, que proporciona segurança jurídica para que a piscicultura seja desenvolvida de forma sustentável, inclusiva, ambientalmente correta, gerando oportunidades de investimento e geração de renda.

A abertura contou com a apresentação de um vídeo institucional destacando o potencial da aquicultura do Tocantins os participantes puderam acompanhar a palestra Navegando pelo Futuro: A Interação entre Mudanças Climáticas, Aquicultura e Bioeconomia, ministrada por Felipe Matias, cientista-chefe da Pesca e Aquicultura da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O evento, que se estende até quarta-feira, 6, no Auditória da Embrapa Pesca e Aquicultura, conta com palestras e exposições com pesquisadores renomados de todo o Brasil.

Onivaldo Rocha, gerente de planejamento e captação de recursos da Sepea, pontuou que o evento traz aos técnicos uma capacitação pioneira no Brasil sobre a aquicultura na pegada do carbono. “O Tocantins se destacou no cenário nacional por ser o primeiro estado a comercializar crédito de carbono, teremos 3 dias de eventos, com palestras que definitivamente vão contribuir bastante para o técnico em termos de aprendizado. Essa capacitação é pioneira no Brasil, mais uma vez o Tocantins saindo a frente nesse ramo, só temos a agradecer ao Governo do Tocantins e Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, e demais órgãos envolvidos nesse projeto” finalizou Nivaldo. 

Programação

O evento se estende até quarta-feira, 6, no Auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, das 9 às 18 horas. Estudiosos e técnicos especializados de várias regiões do Brasil farão apresentações de pesquisas científicas e discutirão sobre como os produtores aquícolas podem desenvolver sistemas de baixo carbono e como transferir tecnologias que gerem maior eficiência e sustentabilidade no campo. (Secom/TO)