Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Miller Freitas

Foto: Miller Freitas

Por meio do projeto “Proativo 2023” do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), iniciou no mês de agosto, a renovação do parque tecnológico da Justiça Eleitoral, com a instalação de 330 Microcomputadores da marca Dell, modelo Optiplex 7000 e 330 Monitores Led/LCD 23, da marca Lenovo, modelo ThinkVision. Totalizando 660 novos equipamentos para a estação de trabalho das equipes.

A execução do projeto visa a preparação do ambiente de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para as eleições de 2024. Dividido em duas etapas, a primeira ocorreu de maio a julho, com a retomada do cadastro da biometria. Na ocasião, os servidores se deslocaram até as unidades das Zonas Eleitorais para atualizar sistemas e instalar kit biométricos (câmeras fotográficas e aparelho para coleta de digitais).

A segunda etapa consiste na instalação de novos computadores, para renovar e efetuar a trocas das máquinas antigas por novas, de acordo com a necessidade do ambiente. Com a troca, serão instalados todos os sistemas de trabalho dos servidores. A previsão é que finalize as substituições em todas as unidades -  sede do TRE-TO e cartórios - até a primeira quinzena de outubro deste ano.

Investimento

O investimento proporcionará aos servidores maior celeridade na consulta processual e nos demais trabalhos administrativos, uma vez que os novos computadores são equipados com tecnologia avançada. Essas melhorias da infraestrutura de tecnologia para os servidores, resulta na entrega de um serviço de qualidade para os clientes do Tribunal, que são os eleitores.

De acordo com o secretário de tecnologia da informação, Valdenir Borges Junior, essa evolução da tecnologia é fundamental para proporcionar mais qualidade ao ambiente de trabalho dos servidores. “A renovação do parque tecnológico de microinformática visa melhorar a eficiência do trabalho dos nossos servidores, de maneira que eles possam ter as melhores condições  de atender de forma adequada, com segurança cada eleitor”, declara.

Objetivos Estratégicos:

1. Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2. Aprimorar mecanismos de transparência pública;

7. Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;

10. Aprimorar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros;

11. Prover transformação digital e inovações  tecnológicas.