Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou a alteração do Edital 01/2023 e anexos do processo seletivo para a função de diretor de unidade escolar da rede estadual de educação. Com a alteração do cronograma, os interessados podem efetivar suas inscrições até o dia 22 de setembro.

Para participar do certame é preciso ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica e ainda atender aos critérios de competências técnico-profissionais para o exercício da função de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de ensino.

Ainda entre os requisitos docentes, enfatiza-se que, para concorrer ao certame, é preciso ter experiência em docência, sendo que pode ser em regência e/ou atendimento pedagógico.

As unidades escolares, regidas por convênios ou outros instrumentos congêneres celebrados com a Seduc, utilizam-se de outros critérios técnicos para a escolha de diretores. Entre essas escolas estão as comunidades indígenas e quilombolas; da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); as Unidades Prisionais e os Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

O processo para seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). A medida visa à efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende à Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca a importância do processo seletivo para a melhoria da qualidade da educação no Estado. “Os diretores escolares são responsáveis por liderar, organizar e planejar a educação de nossas unidades de ensino, e é essencial que eles sejam escolhidos de forma criteriosa e imparcial. Ao realizarmos um processo seletivo justo, fortalecemos a relação entre escola, comunidade e famílias, promovendo uma educação de qualidade que atenda às necessidades e aos anseios de todos os nossos estudantes”, enfatizou.

As informações completas sobre o processo de seleção podem ser acessadas no Edital nº 01/2023, disponível no link https://www.unitins.br/Concursos/Publico/Home/S/f63e56966c6adeaf93ce30794761c072