Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Foto: Mari Rios/Secom-TO

O Programa Futuras Cientistas está oferecendo 470 vagas para a Imersão Científica 2024. A iniciativa é voltada para alunas da 2ª série do Ensino Médio e professoras de escolas públicas estaduais de todo o País. Além de vivenciar a experiência, as participantes selecionadas receberão um kit de participação e bolsa-auxílio de R$ 600. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira do programa.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 11 de setembro e podem ser feitas por meio do site https://linktr.ee/futurascientistas. As candidatas deverão preencher o formulário virtual e anexar todos os documentos devidamente assinados e digitalizados (.jpg ou .pdf). Os anexos encaminhados devem limitar-se a 3Mb de tamanho total. 

As participantes devem se atentar à modalidade do projeto de trabalho que irão selecionar no momento da inscrição. As interessadas do Futuras Cientistas da região Norte podem sanar dúvidas ou solicitar informações adicionais pelo e-mail: regionalnorte-fc@cetene.gov.br .

Segundo a gerente de Programas e Projetos Pedagógicos da Seduc, Maria Nunes de Barros Lourenço, o Futuras Cientistas representa uma jornada de descobertas. “É uma chance para as alunas e educadoras das escolas públicas se envolverem de forma transformadora com as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de receber uma bolsa de estudos fornecida pelo CNPq”, enfatiza.

Futuras Cientistas

Futuras Cientistas é uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública com as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática por meio de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de pesquisa com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de ciência e tecnologia.

A Imersão Científica 2024 terá duração de 20 dias úteis, no mês de janeiro, com carga horária total de 80 horas, destinadas ao processo de familiarização das estudantes e professoras com a dinâmica da pesquisa científica.  As atividades do programa ocorrerão de maneira semipresencial ou remota com experiências em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos, workshops interativos, entre outras. (Secom/TO)