Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Naturatins

Foto: Divulgação Naturatins

As equipes de brigadistas que atuam na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizaram, às vésperas do feriado da Independência do Brasil, o treinamento da brigada contratada pelo Governo do Estado para atuação no combate aos incêndios florestais no distrito de Taquaruçu. A capacitação ocorreu entre os dias 5 e 6, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Taquaruçu.

A contratação é fruto do Termo de Execução Descentralizado, formalizado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (SEMARH) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) para operacionalização da Brigada de Combate a Incêndios Florestais de Taquaruçu e conta com o apoio do Naturatins na execução da capacitação técnica.

A supervisora da APA Serra do Lajeado, Camilla Muniz, conta que os 18 brigadistas florestais contratados para atuarem em Taquaruçu serão coordenados pela Defesa Civil, mas receberam treinamento do Naturatins por se tratar de uma região que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, além do órgão ambiental dispor de uma brigada altamente treinada e especializada.  

Ministrada pelos brigadistas Alessandro Nunes e Kaíque Araújo, a capacitação incluiu entre outros assuntos, orientações sobre a utilização da plataforma de monitoramento de focos de calor, planejamento de combate aos incêndios florestais e elaboração de relatórios das atividades diárias. De acordo com Camilla Muniz, o treinamento foi dividido em duas turmas de nove brigadistas, sendo uma equipe por dia. “Foram dois dias de muito conhecimento e aprendizado para a nova brigada. A partir de agora eles estão aptos a nos dar esse suporte neste momento mais crítico do ano em relação às queimadas”, destacou.

Ainda segundo a supervisora, a contratação e capacitação dos brigadistas representa uma grande conquista para os moradores da região, que buscam há algum tempo por esse reforço de combate aos incêndios. Ela conta que o Naturatins já vem atuando na região de Taquaruçu por meio de ações previstas no Manejo Integrado do Fogo (MIF), para atender essa necessidade solicitada pela comunidade. “Nós realizamos o MIF em maio, junho e julho, como medida preventiva de combate, na intenção de reduzir os índices de queimadas no período de estiagem”, concluiu.