Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Impup

Foto: Divulgação Impup

Palmas é a cidade mais inteligente da região Norte do País, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2023, que analisou 656 municípios com mais de 50 mil habitantes. O Ranking Connected Smart Cities é um estudo que avalia as cidades do Brasil quanto ao seu avanço em se tornar uma cidade inteligente, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. O evento aconteceu em São Paulo (SP) entre 4 e 5 de setembro.

Foram utilizados diferentes critérios para definir o nível de inteligência que uma cidade possui. A capital do Tocantins se destacou no eixo Empreendedorismo, ficando em 14º lugar entre todas as cidades e também em 14º lugar entre todas as cidades de 100 a 500 mil habitantes. 

Palmas também obteve bons resultados nos eixos Inovação (38º), Saúde (41º), Urbanismo (42º), Mobilidade (47º) e Educação (58º). Os eixos do ranking dão pistas de que, para ser uma cidade inteligente, não basta olharmos apenas para as novas possibilidades advindas da tecnologia.

O Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) esteve presente no evento representado pelo presidente Lúcio Milhomem e pelo técnico da Diretoria de Monitoramento e Geoprocessamento, Marcos de Bortoli. Na ocasião, o presidente do Impup representou a prefeita Cinthia Ribeiro e recebeu o prêmio da cidade mais inteligente da região Norte do País.

Palestra 

O Impup esteve presente também com uma palestra na mesa Cidades Dinâmicas e Emergentes, com a apresentação de um dos diversos projetos que a Prefeitura de Palmas vem desenvolvendo para a aplicação do Plano Diretor Participativo. Foi apresentada a experiência com o instrumento dos Planos de Ocupação - ‘Planejamento territorial a quatro mãos - estabelecimento de parcerias entre o município de Palmas e entidades privadas para a elaboração de Masterplans’, pelo presidente Lúcio Milhomem. (Secom Palmas)