Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Infovias construídas com recursos do Novo PAC vão fomentar desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Infovias construídas com recursos do Novo PAC vão fomentar desenvolvimento sustentável na Amazônia. Foto: Divulgação Mcom

Foto: Divulgação Mcom Infovias construídas com recursos do Novo PAC vão fomentar desenvolvimento sustentável na Amazônia. Infovias construídas com recursos do Novo PAC vão fomentar desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A construção de infovias do Programa Norte Conectado é um dos investimentos previstos pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Duas delas (Infovia 00 e Infovia 01) já estão concluídas e em funcionamento e, até 2026, os recursos do Novo PAC vão garantir a implementação de outras seis.

As estruturas oferecem conexão banda larga em quantidade e qualidade para alavancar o funcionamento de órgãos públicos (e, portanto, a prestação de serviços ao cidadão); o trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação das instituições; o atendimento em hospitais; e a iniciativa privada como um todo, além de impulsionar o mercado de provedores locais, fomentando o crescimento econômico e a inovação em pequenas localidades.

As infovias do Norte Conectado, construídas com recursos previstos no Novo PAC, serão um vetor de fomento para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, segundo avaliação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. “A conectividade e o acesso à internet possuem, no Norte do Brasil, um significado especial. A preservação das florestas, as pesquisas, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social dos povos amazônicos também passam pela inclusão digital”, declara o ministro.

Os recursos do Novo PAC também vão garantir a implantação de redes fixas de fibra óptica em 94 sedes municipais – no Brasil inteiro, serão 530 sedes beneficiadas. A maior quantidade de redes fixas ficará localizada no Tocantins (47) e no Pará (25). Amapá, Roraima e Rondônia terão sete estruturas cada e o Amazonas, uma.

Assim como ocorrerá nas demais regiões, todas as 450 sedes municipais dos sete estados no Norte brasileiro terão conexão com a quinta geração de dados móveis, o 5G. A medida garantirá o acesso à internet em todas as cidades, mesmo as mais isoladas.

Escolas Conectadas 

Nos estados do Norte, 20.366 escolas públicas de educação básica terão conexão de qualidade com a internet, com sinal Wi-Fi em todos os ambientes escolares. Em escolas sem acesso à energia elétrica, serão implantados geradores fotovoltaicos. A medida vai ampliar o uso de recursos pedagógicos digitais na formação das crianças e jovens, fortalecendo a educação pública.

Apenas no Pará e no Amazonas, são 9.685 e 5.084 escolas conectadas, respectivamente. Em seguida, aparecem o Acre, com 1.487 unidades educacionais; o Tocantins, com 1.435; Rondônia, com 1.060; Roraima, com 831; e Amapá, com 784.

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas às escolas também vão usufruir da infraestrutura de conectividade das unidades educacionais, o que deve impulsionar o uso de telemedicina e prontuário eletrônico, além de garantir o acesso à internet nas unidades localizadas em comunidades indígenas.

Expansão do 4G

Um dos compromissos do Governo Federal previstos no Novo PAC é a expansão do sinal 4G nas rodovias federais brasileiras. Em todo o país, serão quase 36 mil km conectados e, só na região Norte, serão 6.981 km, sendo: 1.940 km no Pará; 1.352 em Rondônia; 1.046 km no Tocantins; 847 km em Roraima; 695 km no Amazonas; 693 km no Acre; e 408 km no Amapá.

O sinal 4G também será ampliado em 921 distritos, vilas e áreas rurais da Região Norte, priorizando áreas com deficiência em infraestrutura e contribuindo para a inclusão digital e o desenvolvimento social e econômico brasileiro. Serão 509 localidades no Pará; 140 no Amazonas; 130 no Tocantins; 54 em Rondônia; 45 no Amapá; 29 em Roraima; e 14 no Acre.

TV Digital 

Na Região Norte, 65 municípios com baixa disponibilidade de canais digitais também serão beneficiados com recursos do Novo PAC. Serão adquiridas e instaladas infraestruturas de transmissão digital: o programa adquire o transmissor de TV Digital e implanta a infraestrutura completa – contêiner, torre e antena – nos municípios onde não for viável utilizar a infraestrutura existente

Serão beneficiados 20 municípios no Tocantins; 15 no Pará; e 10 em Rondônia. Além disso, Acre, Amazonas, Amapá e Roraima terão, cada um, cinco cidades beneficiadas. (Mcom)