Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou entre os dias 12 e 14 de setembro, uma visita técnica ao município de Colinas do Tocantins, para um inquérito malacológico de molusco (caramujo), potencial hospedeiro da esquistossomose. A visita foi realizada pela área técnica da Doença de Veiculação Hídrica Aguda (DVHA) e a área da entomologia da pasta.

O objetivo da visita foi verificar a circulação ambiental do parasita, bem como a capacitação e orientações do fluxograma junto aos órgãos ligados à limpeza urbana, saneamento e a educação, para o controle deste vetor, causador da esquistossomose - doença popularmente conhecida como barriga d’água.

“Verificamos que esse vetor foi trazido pelas máquinas. Como elas são lavadas perto da caixa d’água, isso fez com que os moluscos fossem para dentro do tanque e se reproduzissem. A hipótese foi confirmada devido as pesquisa realizada nas coleções hídricas dentro da zona urbana do município, onde não foi detectado nenhum vetor, ao contrário da zona rural que foram encontradas macrófitas que servem como habitat do caramujo”, explicou a enfermeira da área técnica da DVHA, Milena Campos Queiroz.

A diretora de Vigilância em Saúde do município de Colinas do Tocantins, Ana Carolina lima da Silva, reforçou a importância da população para o controle da doença. “É de suma importância que a população esteja atenta à presença do molusco (caramujo) que normalmente vive em locais úmidos e alagados, para podermos controlar o vetor e impedir a proliferação da doença. Queremos ressaltar o excelente trabalho desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde e o técnico do Laboratório Municipal Ronni Peterson para a investigação do vetor no nosso município”, disse. (Secom/TO)