Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Taianne Moreira/Secom-TO

Foto: Taianne Moreira/Secom-TO

A delegação tocantinense formada por paratletas do Instituto Reviver e Centro de Referência Paralímpico Brasileiro Tocantins, embarcou na noite dessa quinta-feira, 14, rumo a mais um desafio: o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em Brasília-DF. A participação da delegação tocantinense conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude. 

A delegação do Tocantins é formada por 42 pessoas, incluindo professores, staffs, profissionais da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude e paratletas de Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Miracema, Araguanã, Dianópolis, Xambioá, Goiatins e Santa Fé do Araguaia. Esta será a quinta etapa do evento na temporada de 2023. A competição que será realizada neste sábado, 16, contará com a participação de 250 atletas, sendo 158 nas provas de atletismo, 46 nas de halterofilismo e 26 nadadores. As provas serão realizadas no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e no Clube do Exército. 

A presidente do Instituto Reviver, Soraia Tomaz, agradeceu o apoio concedido pelo Governo do Tocantins. “A Seju é parceira no evento apoiando o paradesporto tocantinense. Nosso agradecimento ao secretário Elenil e sua equipe por incentivar nossos atletas. Muitos terão a primeira oportunidade de participar de uma competição a nível nacional. Esperamos que a delegação faça seu melhor e estimule outras pessoas a ingressar na fantástica descoberta das potencialidades que são evidenciadas na prática esportiva”, destacou. 

Maria Flávia representará o Tocantins na natação. "O Meeting Paralímpico representa para mim, superação, desafio, pois é onde a gente tenta ter uma melhor marca, para conseguir o índice. Ano passado não consegui o índice, mas consegui medalhas, mas este ano vou tentar buscar uma boa marca", declarou a paratleta. 

De acordo com o Comite Paralímpico Brasileiro (CPB), o objetivo do Meeting é desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. O evento esportivo contará com a participação de atletas do Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal. (Secom/TO)