Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação Seduc/TO

Foto: Divulgação Seduc/TO

As unidades escolares da rede pública e privada de ensino do Tocantins têm até o dia 20 de setembro para se inscreverem na 8ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023), promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). A Feira será realizada entre os dias 13 e 17 de novembro, em Palmas. As inscrições dos projetos são feitas exclusivamente pela internet, no site https://www.educacao.palmas.to.gov.br/fecit-2023.

A Fecit, que tem como temática ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’, já faz parte do calendário oficial da Capital e é realizada anualmente com a finalidade de investir na formação científica de alunos da rede pública e privada, nos diversos níveis e modalidades de ensino, oferecendo várias atividades, como: oficinas, palestras, debates, apresentações artísticas e exposição de trabalhos científicos elaborados pelos estudantes.

Na primeira etapa da programação da Feira, realizada no mês de agosto, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos dentro dos projetos das instituições de ensino. A partir da exposição desses projetos científicos nas unidades educacionais é que são escolhidos os trabalhos que serão expostos na mostra científica da Fecit 2023.

Os projetos inscritos são divididos nas seguintes categorias: Educação Infantil (a partir dos três anos de idade); Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano); Educação ao Longo da Vida/EJA (Alfabetização: 1º, 2º e 3º Segmentos e UMA); Programas de Aprendizagem Profissional; Ensino Médio Regular; Ensino Médio Técnico: integrado, concomitante ou subsequente; Graduação; Pós-graduação/Especialização; e Educação Especial (expositor não concorrente).

Seduc é parceira

Constituída como um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes envolvidos, a Fecit é realizada com o apoio de diversas instituições e por meio de parcerias. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), são parceiros da Feira. A Seduc disponibilizará um estande amplo no local para atendimento às unidades escolares e divulgação dos trabalhos dos estudantes da rede estadual.

Criada em 2014, a Fecit objetiva mobilizar a população em torno de atividades de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia com a finalidade de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos; propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência; despertar nos discentes e docentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica. (Secom/TO)