Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Indtins

Foto: Divulgação Indtins

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio de 20ª Delegacia de Tocantinópolis prendeu na quarta-feira, 20, dois jovens de 18 e 20 anos, os quais são os principais suspeitos de matar a tijoladas, o indígena David Dias Apinayé, de 29 anos, crime cometido na madrugada do dia 16 de setembro deste ano, naquela cidade. 

Logo após tomar conhecimento dos fatos, a Polícia Civil de imediato deu início às investigações e de posse de imagens de câmaras de vigilância, e demais indícios levantados durante o processo investigativo, foi possível identificar os homens de 18 e 20 anos, como sendo os autores do bárbaro crime que chocou a cidade de Tocantinópolis, devido a crueldade como foi praticado. 

O delegado Tiago Daniel de Moraes informou que o crime teria sido cometido por motivo torpe e sem dar chance de defesa para a vítima, ao ser violentamente atacada enquanto dormia na calçada de uma loja na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no centro de Tocantinópolis.

“As investigações da 20ª DP apontaram que os autores passaram pela vítima que dormia e em seguida retornaram, passando a desferir tapas e chutes no indígena, que depois de um minuto, consegue se levantar. Ele foi derrubado novamente com um chute, voltando a ser agredido no chão, até novamente, conseguir se levantar. Os investigados saem do local e a vítima saiu caminhando com dificuldade atrás deles, momento em que é novamente atacado, desta vez a tijoladas, o que efetivamente foi a causa de sua morte”, disse a autoridade policial. 

Mandado de prisão e localização

Com a identificação positiva, o delegado Tiago Daniel representou junto ao Poder Judiciário, pelas prisões temporárias dos dois indivíduos, as quais foram deferidas. “De posse dos mandados, os policiais intensificaram as diligências, no sentido de encontrar os dois homens. Sendo assim, as equipes da PC-TO foram até uma chácara na cidade de Nazaré, pois havia informações de que os dois estariam escondidos no local”, disse o delegado. 

No entanto, ambos não foram encontrados no referido local. Diante das ações da Polícia Civil, o delegado responsável pelo caso foi procurado pela advogada dos suspeitos que informou o interesse deles em se entregarem. Desta forma, os policiais civis se deslocaram, juntamente a advogada e um familiar, ao encontro deles, tendo estes se entregado e levados para a Delegacia de Tocantinópolis. 

Em interrogatório, os dois indivíduos não negaram o crime, mas alegaram que agrediram a vítima David, pois ele estaria ofendendo verbalmente eles. Diante dos fatos, os mandados de prisão temporária foram cumpridos e os dois homens recolhidos à Cadeia Pública de Tocantinópolis, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. 

Para o delegado Tiago Daniel, as prisões são fundamentais a fim de que toda a dinâmica do crime seja esclarecida. “Trata-se de um crime bárbaro, praticado com extrema violência e que teve início enquanto a vítima estava dormindo e, mesmo tendo acordado, ele foi atacado com um tijolo, não teve a menor possibilidade de se defender e acabou morrendo de forma trágica. Por isso, com a identificação e as prisões desses dois indivíduos, a Polícia Civil dá uma resposta satisfatória a toda a comunidade de Tocantinópolis e em especial aos nossos irmãos Apinajé, que ansiavam pela elucidação desse crime que causou revolta e consternação na sociedade”, disse. (SSP/TO)