Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Seguem até dia 26 de  outubro as inscrições para o Vestibular Unificado 2024/1 do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Nesta edição, são ofertadas 2983 vagas, que estão divididas entre cursos técnicos (ensino médio) e de graduação (ensino superior), em 11 unidades do IFTO, nas cidades de: Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. 

O IFTO possibilita a pessoas que integram certos grupos minoritários uma forma de acesso diferenciada, que leva em consideração as desigualdades racial, econômica e educacional que existem na sociedade brasileira.

A reserva garante a oferta de 50% do total de vagas ofertadas para candidatos que estudaram integralmente em escola pública. Além dessa condição, essas vagas estão divididas para atender pessoas com deficiência e que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas.

O IFTO também possui uma reserva de vagas para ações afirmativas, que visam atender aos perfis regionais das localidades nas quais as unidades do IFTO estão concentradas. As vagas destinadas para as ações afirmativas estão divididas em: A1: candidatos egressos do Instituto de Menores do Estado do Tocantins (antigo Instituto São José) que comprovem o vínculo com o instituto no último ano de funcionamento – 2012; A2: candidatos afrodescendentes residentes em quilombos; A3: candidatos assentados pela reforma agrária; A4: candidatos indígenas; e A5: candidatos com deficiência.

É importante que as pessoas interessadas em concorrer a uma das vagas reservadas para cotas ou ações afirmativas leiam com atenção os critérios de cada uma para fazer a escolha certa no momento da inscrição, pois há a necessidade de comprovação específica de acordo com cada uma delas.

Todos os critérios podem ser conferidos no edital do Vestibular 2023, no seja.ifto.edu.br