Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes/Araguaína-TO

Foto: Marcos Sandes/Araguaína-TO

Começa no sábado, 30, em todo o Tocantins, a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A ação ocorre simultaneamente nos 139 municípios e tem como objetivo principal a garantia da proteção vacinal desse público, reduzindo assim, as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções que acontecem anualmente.

Em todo o Estado, a Campanha ocorrerá entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro, sendo o dia D, em 07 de outubro. “É muito importante a participação de toda a sociedade nessa campanha de multivacinação estadual, pois a aplicação dessas doses manterá a nossa população livre de doenças imunopreviníveis, tais como a poliomielite e sarampo”, disse a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena.

Além da Poliomielite e Sarampo, a Campanha de Multivacinação também terá a aplicação de doses como a Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Hepatite A, Hepatite B e Febre Amarela.

As vacinas são gratuitas e estarão disponíveis nas mais de 320 salas de vacinação de todo o Estado. “A Campanha de Multivacinação no Tocantins é um convite ímpar para que os pais e responsáveis levem seus filhos a essa ação de proteção. Por isso, precisamos do apoio de todos para que nossas crianças e adolescentes continuem protegidas de doenças. Isso reflete em um sistema de saúde não sobrecarregado e consequentemente, mais qualidade no atendimento”, enfatizou o gestor da SES-TO, Carlos Felinto.

“Para que todos os municípios estejam abastecidos com os imunizantes, realizamos nas últimas semanas, oficinas de microplanejamento para acompanhar e avaliar a execução das ações planejadas. E o município que precisa retirar mais doses, pode-se dirigir aos Centros de Distribuição que ficam em Palmas e Araguaína”, acrescentou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

Dados de Vacinação no TO

Em 2022, as coberturas vacinais que apresentaram os menores índices, são as vacinas de rotavírus (84,25%), meningo C (88,1%), pentavalente (85,14%), pneumocócica (92,14%), poliomielite (85,42%), febre amarela (69,66%), tríplice viral (82,89%) e hepatite A (81,19%). A única vacina que teve alta significativa na cobertura vacinal no último ano foi a BCG, que em 2021 era de 91,3% e subiu para 120,44%.

Em 2023, os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde mostram que o Tocantins alcançou até maio o seguinte índice de imunização:

- BCG: 89,31%
- Rotavírus: 59,46%
- Meningo C: 61,73%
- Pentavalente: 62,35%
- Pneumocócica: 63,89
- Poliomielite: 62,23%
- Febre Amarela: 54,36%
- Tríplice Viral: 59,65%
- Hepatite A: 64,6%

Dia D

No dia 7 de outubro, todas as unidades de saúde do Tocantins ficarão abertas das 8h às 17h para atender a população. Todas as doses de vacina referentes a imunizações constantes no calendário nacional estarão disponíveis de forma gratuita.

Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.

Após este dia, as unidades de saúde permanecerão atendendo diariamente. Adultos que precisam de doses de reforço também poderão procurar o sistema municipal de saúde neste período.

Movimento Nacional pela Vacinação

O Movimento Nacional pela Vacinação tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e na cultura de vacinação do país. A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade. A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023. (Secom/TO)