Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Quatro escolas da etnia Xerente – Srẽmtôwẽ, Waikarnãse, Suzawre e Sakruiwe - receberam a iniciativa “Fast Heróis” em suas aldeias indígenas entre os dias 28 e 29 de setembro. O projeto ensina crianças entre cinco e dez anos, de forma lúdica, os principais sintomas de um Acidente Vascular Cerebral e ressalta a importância de socorrer o paciente rapidamente, evitando possíveis sequelas e mortes decorrentes do derrame. Isso é especialmente relevante devido à ligação única entre as crianças e seus avós, uma vez que a prevalência do AVC ocorre predominantemente em pessoas acima dos 55 anos de idade.

A programação das escolas está dividida em dois turnos (manhã e tarde) e estão envolvidas mais de 300 crianças. Durante os treinamentos, com cerca de uma hora e meia de duração, são apresentados três super-heróis – Vovô Simão (Sorriso), Vovô Bruno (Abraço) e Vovó Fiona (Fala) - e seus superpoderes e o vilão “Coágulo”. As crianças também conhecem Tiago, neto dos super-heróis, que os ajuda a aprender sobre os superpoderes (sintomas1) e os ensina como agir ao suspeitar um quadro de AVC: ligar para o 192 (SAMU). Todas as crianças receberão material didático após o treinamento.

A parceria entre a Boehringer Ingelheim, por meio da Iniciativa Angels, tem como objetivo educar as crianças, já que elas são catalisadoras de interesse nas suas famílias. O programa educativo, envolvente e interativo, ensina sobre empatia e amor, além de fornecer habilidades práticas para salvar vidas.

Hospital Geral de Palmas recebe qualificação Angels de atendimento ao AVC

Além do treinamento com as crianças xerentes, a Iniciativa Angels concedeu ao Hospital Geral de Palmas (HGP) a qualificação internacional de excelência no atendimento ao AVC. A cerimônia de entrega da qualificação ocorreu no Hospital Geral de Palmas nessa quinta-feira (28), e contou com a presença da presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil, Andrea Sambati, da Dra. Thais Melo, diretora médica da farmacêutica, além de diversos representantes da saúde do estado e do hospital.

 Consultor Angels Alessandro Rômulo Alencar, médico neurologia do HGP Marcelo Cabral, médica neurologista do HGP Priscila Leite, diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, Andrea Sambati (CEO Boehringer Ingelheim do Brasil)

O programa Angels qualifica centros de saúde de acordo com os padrões mundiais de qualidade no atendimento. Ele oferece ferramentas que identificam oportunidades de melhoria nos processos internos, suporte para implementação e gerenciamento de protocolos, treinamento e capacitação para todas as áreas envolvidas na assistência ao AVC, bem como materiais para conscientização dos pacientes.

No Brasil, já foram realizados mais de 1000 treinamentos nos quais mais de 50 mil profissionais de saúde, incluindo médicos e enfermeiros, foram capacitados. Desde o início da implementação, em 2017, mais de 8,9 milhões de pacientes receberam tratamento adequado nos centros treinados pelo projeto Angels em todo o mundo. O programa recebe apoio da Organização Mundial do AVC e da Organização Ibero-Americana de Doenças Cerebrovasculares.