Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Arthur Silva/Secom-TO

Foto: Arthur Silva/Secom-TO

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, recebeu em seu gabinete nessa quinta-feira, 28, os professores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Marcus André Oliveira e Éber Souza, representantes da empresa Bio 6 Sustentável, para discutir sobre tecnologia e inovação.

A Bio 6 Sustentável é uma startup de base biotecnológica formada por pesquisadores e empreendedores, com o objetivo de facilitar e transformar a vida das pessoas e do planeta por meio da química limpa com tecnologia sustentável para gerar produtos bioativos, inovação e bem-estar. Além de possuir processo exclusivo e único no aproveitamento integral da casca do camarão. 

No encontro, os representantes apresentaram o potencial da Bio 6 e pediram o apoio do governo a fim de representar o Estado do Tocantins no maior evento de Inovação aberta na Ásia, o Innovation Leaders Summit (ILS 2023), que acontecerá em formato presencial em Tóquio, entre os dias 4 a 7 de dezembro. 

O professor Éber Souza, destaca a oportunidade de estabelecer parcerias e contribuir com a internacionalização de startups brasileiras. “Estamos em busca de oportunidade e reconhecimento, por isso focamos em expandir nosso negócio e fomos selecionados para participar do Innovation Leaders Summit em Tóquio. Queremos o apoio do Governo do Estado para nos ajudar a levar e apresentar essa oportunidade de tecnologia e inovação, onde podemos atrair possíveis investimentos”, disse Éber Souza.     

O secretário da Sics, ressalta o evidente apoio que o governo tem dado para as empresas que vem buscando desenvolver o trabalho científico no Tocantins.  “Sabemos que investir em inovação e tecnologia é uma excelente alternativa para garantir o desenvolvimento e a competitividade das indústrias locais, por isso, dentro do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), contamos com um pilar estruturante específico para apoiar projetos nessa área. Ver empresas genuinamente tocantinenses alcançando o reconhecimento internacional é muito gratificante e a participação nesse evento será um marco importante para o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam com o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, disse o gestor.   

Sobre o Innovation Leaders Summit (ILS)

O ILS é reconhecido como o maior evento anual de combinação de inovação aberta da Ásia. A edição de 2023 acontecerá em formato presencial em Tóquio e online, em: 27 a 30 de novembro (online); 4 a 7 de dezembro (presencial) e 11 a 20 de dezembro (online).

O Brasil estará presente no evento pelo quarto ano consecutivo, com a indicação de seis startups interessadas no mercado japonês. As startups selecionadas terão a oportunidade de estabelecer parcerias empresariais e expandir a escala de seus negócios no Japão.

Entre as seis startups brasileiras selecionadas está a Bio 6 Sustentável, uma startup de base biotecnológica, 100% tocantinense.