Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo/Secom-TO

Foto: Esequias Araujo/Secom-TO

O governador Wanderlei Barbosa assinou, nessa sexta-feira, 29, a Medida Provisória (MP) n° 22/2023, de implantação do Programa Educa Mais Tocantins, que oferta bolsas de graduação para jovens de baixa renda e professores da rede pública que vivem em municípios do interior do Estado.

 Acompanhado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o governador assinou ainda o Acordo de Cooperação Técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para o projeto Infovias do Tocantins, que consiste na instalação de rede de comunicação por fibra óptica, que possibilitará o acesso à internet de alta velocidade em municípios tocantinenses. A solenidade ocorreu na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

O governador agradeceu a presença do ministro e a parceria do Governo Federal com o Estado para fomentar o projeto Infovias do Tocantins e destacou a importância de levar mais educação com a assinatura da MP. “São mais de 600 pontos que nós identificamos nas comunidades mais remotas. São projetos dessa envergadura que são importantíssimos para nós. Espero que as universidades participem, que possamos contemplar alunos que residem em locais mais remotos, para ter uma oportunidade de formação, com uma internet de qualidade e acesso à informação. Agradecemos ao ministro por estar aqui hoje e reafirmo o nosso interesse em trabalhar juntos para criar mais projetos que beneficiem os tocantinenses”, ressaltou o Governador.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, parabenizou o Governo do Tocantins pelo trabalho realizado, por interiorizar a educação, levando melhores condições de acesso à comunicação para todo o Estado. “É muito gratificante para nós ver o trabalho feito pelo governador Wanderlei Barbosa, com iniciativas como essas de levar internet para todos, possibilitando um acesso melhor à comunicação, priorizando a descentralização da educação,  com esses projetos em parceria com o Governo Federal; e ver o Estado que era no passado o mais atrasado em termos de comunicação, hoje com toda essa infraestrutura já pronta para implementar rede de comunicação por fibra óptica, que possibilitará o acesso à internet de alta velocidade em municípios tocantinenses”, comentou Wellington Dias.

Programa Educa Mais Tocantins

O Programa Educa Mais Tocantins, que será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) por meio de edital, possibilitará a interiorização da graduação, oferecendo 5 mil bolsas de estudo para jovens tocantinenses cursarem o ensino superior, considerando as demandas sociais identificadas, as potencialidades e as vocações produtivas de cada região do Estado. O programa beneficiará estudantes de baixa renda, egressos do ensino médio e que não possuam diploma de curso superior e professores da rede pública de ensino, com investimento do Governo do Tocantins de R$ 10 milhões, iniciais, oriundos de emendas parlamentares e do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FECT), geridos pela Fapt.

“O nosso governador Wanderlei Barbosa sempre priorizou a educação para todos, e com esse projeto levaremos ensino superior aos alunos que não têm acesso à universidades e que não possuem condições de migrar da cidade para buscar uma graduação. Nosso objetivo é contribuir com a geração de emprego e a inclusão social, além de estimular a formação do professor da rede pública de ensino, pretendendo trazer uma atividade mais qualificada para os nossos professores conforme a sua área de atuação” ressaltou o presidente da Fapt, Márcio Silveira.

O próximo passo para a execução do programa será o chamamento público para a criação de um edital para que as instituições de ensino privadas se inscrevam no processo. 

Projeto Infovias do Tocantins

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Estado do Tocantins contou com a presença do presidente da Rede Nacional de Pesquisa/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Simões, para a implantação do projeto Infovias do Tocantins. 

Na ocasião, Nelson Simões explicou sobre o projeto Infovias Tocantins. “Esse é um trabalho em que construímos redes ópticas de longa distância que ajudam a levar conectividade para o interior dos estados, auxiliando a comunidade de ensino e pesquisa. Hoje, locais que têm um acesso muito ruim de internet, que irão receber a rede de internet por fibra óptica, irão melhorar potencialmente a comunicação nesses locais. Assim, alunos de localidades no interior serão assistidos com a mesma qualidade da conexão que chega às capitais”, reforçou.

O projeto Infovias atenderá, inicialmente, 12 municípios do Tocantins (Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Paraíso, Peixe, Santa Fé e São Salvador), onde mais de 600 mil tocantinenses vivem (cerca de 40% da população) levando internet de alta velocidade, equivalente a 100 gigabyte. O projeto possibilitará uma rede própria de comunicação que levará internet a escolas, postos de saúde, equipamentos de segurança, melhorando o acesso aos serviços públicos. Serão investidos recursos oriundos do Governo Federal no valor de R$ 7 milhões. (Secom/TO)