Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Competições tradicionais dos povos indígenas do Estado, como arco e flecha, luta corporal, natação e corrida de resistência, abriram a série de disputas da II edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), na Praia da Graciosa, em Palmas, na manhã deste sábado, 30. O evento, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reúne mais de 760 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos, de 35 escolas, representando 7 povos do Estado: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.

A cerimônia de abertura, com a participação de todas as comunidades indígenas, acontece neste sábado, às 19 horas. As competições ocorrerão até segunda-feira, 2 de outubro. São 11 modalidades em disputa: Arco e flecha, Arremesso de lança, Luta corporal, Corrida de 100 metros rasos, Corrida de resistência 2.000 metros, Corrida de resistência 3.000 metros, Corrida com varinha 4x100 metros, Corrida com tora, Cabo de guerra, Natação e Futebol society.

O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e é realizado com a finalidade de fortalecer a identidade cultural indígena, promover a socialização entre os povos originários, além de incentivar as práticas esportivas comuns entre as comunidades indígenas.

Na arena montada na praia da Graciosa, os estudantes e equipes de professores das unidades escolares manifestaram suas culturas e tradições por meio do esporte e também com pinturas corporais, adornos, cocares e expressões próprias da língua mãe de cada povo representado.

Caracterizado com as pinturas corporais do povo Javaé, o estudante-atleta Kahomana Wehaju Javaé, 16 anos, da Escola Estadual Indígena Ijawala, de Sandolândia, participou da luta corporal e do arco e flecha e destacou a importância desse momento de integração entre os povos. “É a minha primeira participação e estou muito satisfeito com o evento, muito organizado. É muito gratificante ver todos os povos reunidos para mostrar suas culturas e suas habilidades”, ressaltou.

Campeões dos Jeits

Neste sábado foram definidos os vencedores de duas provas, corrida e natação. Mariana Almeida Sotero Apinajé, 15 anos, da Escola Indígena Matyk, de Tocantinópolis, foi a campeã na corrida de resistência feminina, (1000 metros). “Me esforcei bastante para conquistar o primeiro lugar e terminei a prova muito cansada. Demorei para me recuperar. Mas foi muito bom. Estou muito feliz com essa conquista”, relatou. Analícia Apinajé e Juliana Apinajé ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente na prova feminina.

Na corrida de resistência masculina o vencedor foi Roberto Krahô, da Escola Estadual Indígena Xêpjaka, de Goiatins. Iltom Pohhi Krahô, da Escola Estadual Indígena Mangabeira, de Itacajá, ficou em segundo, e Marcos Aurélio Kwõwamri Xerente, da Escola Estadual Indígena Warõmekwa, de Tocantínia, em terceiro lugar.

Os três primeiros colocados na prova de natação feminina (50 metros) foram: Marisiru Hatawaki Karajá, da Escola Estadual Indigena Maluá, de Lagoa da Confusão; Irani Pejmkwyj Krahô, da Escola Estadual Indigena Xepjaka, de Goiatins; e Isabeti Krahô, também da Estadual Indigena Xepjaka, de Goiatins. “Gostei muito de participar dos Jogos. Estou feliz demais porque venci a prova de natação”, frisou Marisiru Karajá.

Já na prova masculina no lago de Palmas, o campeão foi Maycon Suwate Xerente, da Escola Estadual Indígena Wakomekwa, de Tocantína. Inyre Wesseheri Karajá, da Escola Estadual Indígena Maluá, de Lagoa da Confusão, terminou em segundo lugar; e João Carlos Kumri Xerente, do Centro de Ensino Médio Warã, de Tocantínia, em terceiro.

Professor da Escola Indígena Txuiri-Hina, de Formoso do Araguaia, Viviano Javaé levou 18 estudantes atletas para competir em todas as modalidades dos jogos. “Muito interessante essa ação do governo voltada aos jovens, que têm a oportunidade de interagir com outros povos. Eles ficaram encantados ao ver as manifestações de outras culturas, dentro do próprio estado. Valoriza as nossas tradições”, pontuou. (Secom/TO)

(Foto: Mari Rios/Secom-TO)

 (Foto: Mari Rios/Secom-TO)