Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Esequias Araujo/Secom-TO

Foto: Esequias Araujo/Secom-TO

A Praia da Graciosa, um dos pontos turísticos de Palmas, foi cenário para a abertura oficial da segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), nesse sábado, 30. O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa.

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), os Jogos Escolares Indígenas reúnem mais de 700 estudantes-atletas indígenas entre 12 e 17 anos, de 35 escolas, representando sete povos originários do Tocantins: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de fortalecer a identidade cultural indígena, fomentar o intercâmbio entre os povos originários do Tocantins e estimular a socialização, enquanto incentiva a prática esportiva comum entre essas comunidades únicas. “Esse momento é único, de junção de várias etnias, de intercâmbio entre os nossos povos, enriquecendo o nosso Estado, a nossa gente. Nós temos uma dívida histórica com os povos originários e nosso Governo vai valorizar ainda mais a nossa gente. Desejo um bom jogo para todos os atletas que estão comprometidos com o esporte, com sua comunidade, com o nosso Tocantins, declarando assim aberta a segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância dos Jeits na promoção do desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes indígenas do Tocantins. "Estamos comprometidos em apoiar esses jovens talentosos e celebrar a riqueza de suas tradições culturais por meio do esporte. É um momento muito importante, pois estamos integrando essas etnias por meio da educação, de uma forma pedagógica, reconhecendo o valor dos nossos povos originários”.

A secretária estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, agradeceu a atenção e compromisso do governador Wanderlei Barbosa com os povos originários e parabenizou as comunidades indígenas que estão participando da competição. “Os povos originários e tradicionais só foram valorizados na gestão Wanderlei Barbosa, esperamos 35 anos por isso. Desejo que todos os jovens atletas que aqui estão façam uma boa competição e representem o seu povo, sua aldeia, sua gente”, pontuou a secretária.

A abertura oficial da competição contou com apresentações culturais indígena; desfiles das sete delegações; apresentações de modalidades esportivas e corrida com a tocha olímpica.

(Foto: Esequias Araujo/Secom-TO)

Jeits

Os Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) seguem até esta segunda-feira, 2, com 11 modalidades diferentes, incluindo arco e flecha, arremesso de lança, luta corporal, corrida de 100 metros rasos, corrida de resistência de 2 e 3 mil metros, corrida com varinha 4x100 metros, corrida com tora, cabo de guerra, natação e futebol society.

Aluna da Escola Indígena Tainá, a koteriru Kotezinha, de 12 anos, está muito empolgada, pois é a primeira vez que participa da competição. Representando a Aldeia Canoanã, na Ilha do Bananal, a adolescente Javaé vai competir na modalidade corrida com varinha e ainda, corrida de 2 mil metros. “Estou muito feliz em estar aqui, me dediquei muito, quero e vou ganhar”, ressalta entusiasmada.  

kuabimari Tewalu Javaé, de 15 anos, da aldeia São João, também na Ilha do Bananal, vai competir na modalidade cabo de guerra, representando a Escola Indígena Temanare. “Eu acho incrível esse evento, nós indígenas merecemos um momento como esse. Aqui, mais do que competição, valorizamos a nossa gente”, afirmou o estudante.             

Os jogos de futebol society serão realizados na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Escola do Flamengo e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF). (Secom/TO)

 (Foto: Esequias Araujo/Secom-TO)

 (Foto: Esequias Araujo/Secom-TO)