Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Sociedade em Foco

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes institucionais da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e do Sistema OCB/TO, realizaram a entrega simbólica de um cheque no valor de R$ 100 mil ao Hospital de Amor Tocantins na última sexta-feira, 29. A ação é um marco importante para a saúde e bem-estar dos pacientes por prever a construção do primeiro Salão de Amor nas dependências do hospital, que tem a sede principal em Barretos/SP e outras unidades pelo Brasil a exemplo da unidade de Palmas/TO.  

De acordo com Gustavo Ruza, gestor do Hospital de Amor Tocantins, a autoestima e o bem-estar são tão importantes para o tratamento quanto a medicação. “Principalmente nos casos femininos, o câncer assusta muito, às vezes tem a mutilação da mama, e a intenção do Salão é resgatar a autoestima da mulher. Cerca de 50% do tratamento é medicação, equipamentos e os outros 50% é estar bem, acreditando no tratamento. E me perguntam, ‘é tão importante quanto outro pavimento?’ e eu respondo que é tão importante quanto”, explica o gestor. 

A iniciativa está ligada às campanhas Cooperar Pela Vida e Dia de C, que estimulam o princípio de voluntariado no modelo de negócio cooperativista, e teve início em 2022 pela cooperativa Sicoob Tocantins. Com apoio do Sistema OCB/TO, a arrecadação foi continuada pela Coapa com a campanha De Grão em Grão, em que os cooperados contribuíram por meio da doação de sacas, cujos valores foram convertidos para tornar esse projeto uma realidade. 

Para Ricardo Khouri, presidente da cooperativa e do Sistema OCB/TO, muito mais ainda pode ser feito. “Nós tivemos a grata satisfação de fazer uma visita e repassar para o Hospital de Amor o fruto da arrecadação da campanha De Grão em Grão, e uma coisa que precisa ficar evidente é o quanto a gente pode fazer, de forma voluntária, pelo bem coletivo. A gente não pode ser uma ilha de prosperidade em um mar de problemas, e o cooperativismo nos proporciona isso”, relata o presidente.  

Salão de Amor 

Com a construção do Salão de Amor, além de tratamento humanizado pelo qual o Hospital de Amor é reconhecido, as pacientes poderão ser atendidas por profissionais voluntários na escolha e no ajuste de perucas e lenços. Além desse serviço, o Salão será ponto de referência para o corte e a doação de cabelos com a finalidade da confecção de perucas. Para essa doação, é importante que o cabelo a ser doado tenha ao menos 20 centímetros de comprimento.