Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Lino Vargas /Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas /Secom Gurupi

No final da tarde de sábado, 30, a Praça Santo Antônio, que fica em frente ao prédio da Prefeitura de Gurupi, estava movimentada. Uma fanfarra tocava animada enquanto centenas de cristãos já estavam reunidos e outros continuavam a chegar para participação de um dos maiores eventos gospel do município: a Marcha para Jesus. Promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e pela Aliança dos Evangélicos de Gurupi (AMEG).

A concentração teve início por volta das 15h30 e às 17h30 os trios elétricos e a multidão já começavam a se movimentar pela Avenida Goiás, saindo da Rua 1 em direção ao Shopping Araguaia. Em um dos trios elétricos a cantora Mylla Karvalho cantava animando os cristãos durante todo o trajeto. A música parava apenas em alguns pontos da avenida, quando os pastores e participantes da Marcha oravam pelos gurupienses, comerciantes e autoridades.

Fazia calor, mas a comunidade evangélica seguia empolgada durante todo o percurso. A prefeita Josi Nunes fez questão de participar e destacou a importância do evento para a cidade. “ É um momento marcante, faz parte do nosso processo de turismo religioso, movimenta a economia da cidade, gerando renda, atrai pessoas de toda essa região, mas acima de tudo essa Marcha significa que Deus está presente, Gurupi é de Jesus e é um momento de união, confraternização, de respeito e amor”, enfatizou a prefeita.

Pessoas de todas as idades participaram da Marcha. De criança a idosos, todos estavam ali com o desejo de manifestar sua fé em Jesus. Para a aposentada Deonice Lindolfo da Silveira, de 72 anos, o evento é um momento de felicidade. Ela diz que participa desde a primeira edição. “ É tão bom estar aqui, é uma oportunidade de mostrar a nossa fé, de chamar atenção para esse amor tão grandioso que é o de Deus por nós. Estou muito feliz em participar mais uma vez”, disse.

O vereador Ivanilson Marinho, autor do Projeto de Lei que instituiu a data comemorativa com a realização da Marcha em Gurupi agradeceu a Prefeita pelo apoio e comentou sobre o tema deste ano. “ Esse ano nosso objetivo é conscientizar a todos sobre o papel da igreja no exercício da liberdade religiosa, liberdade de expressão, a liberdade de expressar aquilo que Jesus deixou para nós que é a Bíblia Sagrada, por isso o tema é Liberdade de Expressão. E estamos muito gratos a prefeita Josi Nunes, a secretária Liliane Pagliarini por abraçar esse evento junto com a AMEG”. 

Shows e movimentação na economia 

O evento movimentou a economia da cidade, seja com a produção de camisetas feitas pelas diversas congregações ou com os autônomos que vendiam água, lanches, sucos, sorvetes, geladinhos e picolés. Gerou movimentação também no Shopping Araguaia, antes e depois dos shows que marcaram o fim da caminhada.

“ A Marcha deu uma alavancada nas vendas desta noite, as pessoas chegavam e compravam algo para comer ou beber antes de ir para os shows, quem não veio antes, veio depois e foi muito bom para os empreendedores aqui do Shopping”, disse o empresário Renato Reis Coelho.

O final da Marcha para Jesus foi no pátio do Shopping Araguaia, com show e ministração do pastor Hugo Leme, e show de Jefferson e Suellen.

O presidente da AMEG, pastor Ezio Paulo, salientou que a Marcha para Jesus tem como objetivo principal unir todas as igrejas de Gurupi e afirmou que o número de participantes deste ano superou o do ano passado. "Foi um sucesso total em todos os aspectos, tivemos um maior número de pessoas do que o ano passado, estimamos quase 20 mil pessoas nesta edição, um engajamento maior de pastores das igrejas, tivemos a continuidade da parceria com a Prefeita Josi Nunes. Inclusive falamos com o empresário das bandas que tocam nas marchas pelo estado e ele me afirmou que a maior Marcha que ele participa é a nossa aqui da cidade de Gurupi, então estamos muito gratos a todos que participaram e nos apoiaram”, agradeceu.

Diversas autoridades de Gurupi e do estado prestigiaram o evento, como o vice-governador Laurez Moreira, o ex-senador Ataídes Oliveira, os deputados Eduardo Fortes, Eduardo Mantoan e Gutierres Torquato, o deputado Federal Eli Borges, além de vereadores e secretários do município.

(Foto: Gabriel Chagas)