Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Michele é uma das 281 pacientes tocantinenses diagnosticadas com câncer de mama em 2022.

A Michele é uma das 281 pacientes tocantinenses diagnosticadas com câncer de mama em 2022. Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal A Michele é uma das 281 pacientes tocantinenses diagnosticadas com câncer de mama em 2022. A Michele é uma das 281 pacientes tocantinenses diagnosticadas com câncer de mama em 2022.

Um total de 281 pacientes tocantinenses foram diagnosticadas com neoplasia maligna da mama, mais conhecida como câncer de mama, em 2022. Em 2023, já houve 78 confirmações da doença. Ele é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. E como existem vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Mas a maioria dos casos tem bom prognóstico.

“Lembro muito bem do dia em que recebi o diagnóstico do câncer de mama. Eu tinha feito uma palestra em um hospital e no fim, durante uma conversa com um gestor da unidade fui incentivada a fazer um exame de detecção para saber como andava o meu corpo. Detalhe: eu tinha feito esses exames há dois meses, mas naquela época nada tinha sido encontrado! Peguei o resultado no dia 9 de junho de 2022, positivo para o câncer de mama”, essa é a fala da Michele Nunes, enfermeira, voluntária e palestrante da área da saúde.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; ou secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames de diagnóstico e tratamento tanto para o câncer de mama, quanto para o câncer de colo do útero. “A população tocantinense é acompanhada pelas  Unidades de Tratamento de Alta Complexidade (Unacon) local onde tem tratamento garantido, mas o acompanhamento inicia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, com a realização dos exames preventivos. Os municípios recebem o acompanhamento da SES-TO, com contato direto via e-mail, telefone e treinamentos aos coordenadores da Atenção Básica, que são realizados a partir da solicitação de cada município”, disse a enfermeira da área técnica de controle do câncer do colo do útero e mama da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Danielle Jaqueline da Silva.

 Campanha

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce, foi criada no ano de 1990 a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção e controle do câncer de mama. “A importância da campanha se dá pelo fato de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento bem como contribuir para a redução da mortalidade. Além disso, a conscientização dá a dimensão da doença o que melhora o seu controle, visto que a campanha é só em um determinado mês que faz alusão ao câncer em específico, mas por todo o ano os cuidados devem permanecer, porque quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura”, ressalta a enfermeira da (SES-TO), Danielle Jaqueline da Silva.

História

“O meu tratamento durou alguns meses e durante esse processo fiz duas cirurgias, 16 quimioterapias e 15 radioterapias. Eu sou palestrante e o projeto Leituroteca nasceu de um desejo que eu já tinha guardado no coração e, durante o tratamento, vi a possibilidade de ajudar outras pacientes. E isso trouxe um significado especial no dia que eu toquei o sino da cura... posso dizer que foi o meu renascer pra agradecer a Deus por ter vencido essa batalha”, enfatizou a enfermeira, voluntária e palestrante da área da saúde, Michele Nunes.

Leituroteca no HGP

O Leituroteca é um projeto de incentivo à leitura, que tem o objetivo de auxiliar pacientes oncológicos através do hábito da leitura. A iniciativa consiste em disponibilizar livros para esses pacientes, proporcionando momentos de conforto e distração durante o período de tratamento. “Já tivemos médicos e autores de renome internacional doando amor, livros e vida aos pacientes oncológicos do SUS tocantinense. Sou grata a Deus por poder tocar no coração de tantas outras pessoas através dos livros”, acrescentou Michele Nunes.

(Foto:Ellayne Czuryto/Secom-TO)

 Mamografia

O exame de mamografia é ofertado de forma gratuita aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço realiza mamografia de rastreamento, indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos e mamografia diagnóstica, indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas, em qualquer idade e também em homens.

Os dados deste ano mostram que já realizamos 3.753 mamografias em 2023. No ano de 2022 foram realizados 8.386 procedimentos.

O exame deve ser solicitado por profissional de saúde, durante a consulta ou em estratégias de busca ativa de mulheres, como a visita domiciliar e outras ações.

 Câncer de Colo do Útero

O câncer de colo de útero é outra doença abordada na Campanha Outubro Rosa e tem como primeira forma de prevenção a diminuição do contágio pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). A infecção por HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo, e sua transmissão ocorre principalmente por via sexual, mas pode ocorrer por qualquer contato direto com a pele ou mucosa infectada.

Em 2022, o Tocantins detectou 108 casos da doença. E este ano, já notificamos 35 casos. O exame é ofertado pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde e é a estratégia mais adotada para detecção da doença entre mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram algum tipo de relação sexual.

Dessa forma, as recomendações para prevenir o HPV são: usar preservativo em todas as relações sexuais, cuidar da higiene íntima, conhecer o próprio corpo, estando atenta a alterações e realizar o exame preventivo do câncer de colo do útero, para detecção de lesões ainda em fase inicial.

 Vacina contra HPV

 A vacina HPV quadrivalente pode prevenir os cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.

A dose da vacina está disponível para meninas de 9 a 14 anos. Para os meninos de 9 a 14 anos, há a indicação de forma temporária a partir de setembro de 2022 até junho de 2023.

Também há a recomendação de aplicação para pessoas de 9 a 45 anos de idade, vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea e pacientes oncológicos. Para a vacinação deste grupo, há a necessidade de prescrição médica. (Secom/TO)