Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A Defensoria Pública do Tocantins, por intermédio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), requereu ao município de Palmas informações sobre a falta de medicamentos para tratamento de hanseníase.

Segundo o Nusa, assistidos buscaram a Defensoria Pública reclamando da demora da oferta do serviço de saúde, que vão desde a solicitação de medicamentos à pedido de exames para diagnóstico da doença.

“Considerando que o tratamento da hanseníase é disponibilizado na atenção básica do Sistema Único de Saúde, e há esquemas de tratamentos farmacológicos a serem seguidos por todos os serviços assistenciais do SUS, o Nusa solicitou informações do Município a respeito desta falta e quais as medidas que a Prefeitura está tomando para evitar a desassistência à população”, explicou o coordenador do Nusa, Freddy Alejandro Solórzano Antunes.

Segundo o Núcleo da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas está ofertando o medicamento PQTU, adulto e infantil, para tratamento da hanseníase nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Contudo, alguns beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentaram reação a este medicamento.

Desabastecimento

Na Manifestação, a Defensoria Pública lembra que Ministério da Saúde comunicou que os medicamentos Ofloxacino 400 mg e Pentoxifilina 400 mg, do protocolo de tratamento da hanseníase, estão com riscos de desabastecimento em âmbito nacional e orientou o uso racional até a regularização.(DPE/TO)