Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação Seduc/TO

Foto: Divulgação Seduc/TO

Duas equipes compostas por estudantes do Colégio Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis, foram premiadas com medalhas de ouro e prata na 46ª Jornada de Foguetes, na modalidade de lançamentos de foguetes à base de garrafas PET. A jornada ocorreu em Barra do Piraí/RJ, entre os dias 2 e 5 de outubro.

A jornada, que tem o objetivo de introduzir os estudantes no mundo da astronomia, por meio do lançamento de foguetes, reuniu equipes do nível quatro, ensino médio, que lançaram os foguetes em suas escolas o mais distante possível.

Do Tocantins, a equipe Tesla foi premiada com medalhas de ouro ao lançar os foguetes com 300,4 metros de distância; e a equipe Matrix, com medalha de prata com lançamento do foguete a 218,1 metros de distância.

O estudante Naamã Kalebe Alves de Sousa Silva, da equipe Tesla, destacou que está muito feliz com a conquista. “Eu e minha equipe, assim como todas as outras que embarcaram nesta viagem, estamos muito felizes com a conquista, principalmente nós da equipe Tesla, que conseguimos o 6° lugar dentre mais de 200 equipes no top 10, com 300,4 metros, e isso é motivo de grande alegria”, pontuou.

A professora de física Daiane Batista Carvalho, que acompanhou os estudantes na jornada, ressaltou os benefícios da competição e a experiência adquirida. “A competição tem proporcionado uma aprendizagem mais atrativa e estimulante para os estudantes, que passam a trazer os ensinamentos científicos para seus contextos. Essa competição disponibilizou integração entre cultura e conhecimento, além de conectar a atividade prática de construção de foguete por meio de várias oficinas, que são realizadas ao longo dos quatro dias de evento. Além dos foguetes, tivemos também palestra sobre astronomia, que trouxe as maravilhas da ciência e sua grandiosidade sobre o universo”, afirmou. 

Levi de Paula Alves da Silva Valadares, pai do estudante Naamã Kalebe, comenta o orgulho de ter um filho premiado. “Esta foi a primeira experiência do Naamã e mesmo assim conquistou a marca dos 300,4 metros. Isso é motivo de muito orgulho para um  pai e uma mãe. Parabenizo o Naamã e a equipe por tamanha conquista e também os professores por fomentar experiências enriquecedoras para os estudantes”, finalizou. (Secom/TO)