Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

 Fábio Marchiori, diretor-executivo de Finanças, Suply Chain e Serviços da VLI

Fábio Marchiori, diretor-executivo de Finanças, Suply Chain e Serviços da VLI Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Fábio Marchiori, diretor-executivo de Finanças, Suply Chain e Serviços da VLI Fábio Marchiori, diretor-executivo de Finanças, Suply Chain e Serviços da VLI

A VLI (Valor Lojística Integrada), companhia que opera portos, ferrovias e terminais, anunciou a emissão de R$ 1 bilhão em debêntures incentivadas, para realização de investimentos em seus negócios. A operação, que tem lastro em investimentos de infraestrutura e vencimento ao final de 2030, obteve rating AAA pela agência Fitch. Esta é a quarta emissão do gênero da VLI Multimodal, com garantia da sua controladora: VLI S/A.

De acordo com a Fitch, o rating reflete o sólido perfil de negócios do grupo, beneficiado pela combinação de serviço de transporte ferroviário e de logística portuária no Brasil. “A empresa apresenta diversificada e complementar base de ativos, relevante escala e forte posição competitiva, ao mesmo tempo que apresenta adequada proteção frente a variações de custos inflacionários e de combustíveis. Esses fatores têm propiciado robusta e resiliente geração de caixa operacional e de baixa a moderada alavancagem financeira, mesmo em períodos de maior investimento para expansão”, afirma a agência.

A avaliação também leva em conta a relevância da VLI no transporte de commodities agrícolas, fertilizantes, celulose, produtos industriais e siderúrgicos voltados ao consumo interno e para exportação e os sólidos fundamentos de negócios da companhia, suportado por um grande portfólio de ativos que operam de forma integrada e sinérgica.

“A solidez do nosso negócio e a gestão financeira responsável praticada na VLI possibilitam o acesso a crédito competitivo, o que nos permite seguir investindo continuamente em nossos ativos, sempre visando à excelência dos serviços que prestamos aos nossos clientes”, afirma Fábio Marchiori, diretor-executivo de Finanças, Suply Chain e Serviços da companhia.